Conquista

Alunas do COLUN ficam em 1º e 4º lugar em concurso de redação da DPU

O concurso de nível nacional abordou o tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”.

Emmanuel Menezes / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Yasmim Oliveira e Rafaela Alves foram orientadas pela professora Raquel Pires
Yasmim Oliveira e Rafaela Alves foram orientadas pela professora Raquel Pires (concurso de redação)

São Luís - Duas alunas do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA) foram premiadas na quarta edição do concurso de redação promovido pela Defensoria Pública da União. O tema “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça” foi uma homenagem ao aniversário de 70 anos da publicação da Declaração de Direitos Humanos da ONU. As alunas Yasmin Oliveira, de 18 anos, e Rafaela Alves, de 17 anos, ficaram, respectivamente, em primeiro e quarto lugar na etapa estadual. O trabalho foi orientado pela professora Raquel Pires.

Yasmin ressalta que já havia ouvido falar do concurso pois um dos seus amigos da escola havia ganhado em primeiro lugar nacional no ano de 2017. “Desde o início do ano eu fui treinando, assistindo videoaulas e isso se tornou uma tarefa fácil porque eu sempre gostei muito de escrever”, diz. A jovem revela que ela e a Rafaela se assustaram no início, pois o tema era muito amplo e isso dificultaria na delimitação para a escrita da redação. “Resolvemos focar mais na Declaração de Direitos Humanos, em algumas leis e também sobre o que é a Defensoria Pública da União”, acrescenta.

O processo de entrega da redação sofreu adiantamento, o que implicou no aceleramento do processo de produção por parte das alunas. A estudante Rafaela Alves revelou que focou na questão da dificuldade de acesso à justiça no Brasil. “Os textos de apoio me ajudaram a mostrar outras vertentes do tema, como a celebração dos direitos humanos e as intervenções para melhorar esse acesso em nosso país”, reforça.
Neste ano, o concurso teve 6.623 redações inscritas. Estou muito feliz em saber que minhas alunas estão em destaque dentre esse vasto número de competidores”, diz a professora Raquel. As jovens concorreram na segunda categoria do concurso, que é direcionada à estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio (regular, ensino técnico e EJA seriado).

Conquistas
Raquel reforça a importância de concursos como esse, que trazem temas sociais e que corroboram, ainda, para uma reflexão pessoal por parte de seus alunos. “ É essencial reforçar o caráter humanitário e o pensamento mais social por parte daqueles que confiam em seu trabalho”, explica.

O concurso de 2018 se tornou um dos com médias mais altas em comparação com as últimas edições. Yasmin teve uma média final de 99.844, se colocando ainda entre as cinco maiores notas do Brasil, além de ser a maior nota do estado do Maranhão. Rafaela, ficou na quarta colocação e teve média final de 98,186. Em 2017 todas as redações inscritas que foram orientadas pela professora Raquel foram premiadas, sendo Rafael Cavalcanti o destaque, ficando primeiro colocado na etapa nacional, com uma média final de 99.533.

A comissão julgadora do Concurso é composta por defensores públicos federais, com Mestrado e Doutorado, e por servidores da DPU com Doutorado. A solenidade de encerramento acontecerá dia 6 de dezembro de 2018, no Auditório do Bloco C do Centro Empresarial CNC, em Brasília. Os classificados em primeiro lugar de todos os estados receberão um tablet, uma medalha e um certificado.

A orientadora das duas alunas campeãs é professora de Inglês e Redação do COLUN. Em sua carreira, Raquel acumula 10 premiações: oito de redações que orientou e duas como Professora Destaque. Recentemente, foi contemplada como Professora Destaque do Maranhão, pelo Relato “Escrevendo pela Empatia”, no Concurso Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.