Cidades | Chuva forte

Temporal provoca danos e transtornos na Grande São Luís

Três salas de cirurgia do Socorrão I, no centro de São Luís, foram interditadas por causa de infiltrações; condomínios residenciais foram invadidos pela enxurrada
Daniel Júnior / O Estado01/12/2018
Trecho da Avenida Litorânea ficou tomado pela lama que desceu da encosta, ficando intrafegável

A tempestade que atingiu a Grande São Luís durante a noite da última quinta-feira (29) e madrugada desta causou estragos e transtornos em diversos pontos da Ilha. De acordo com a Defesa Civil Municipal, foram registrados 150 milímetros (mm) de chuvas, na capital, em apenas três horas, número que representa três vezes a mais que o índice normal, que é de 50 milímetros (mm).

Parte do muro de um terreno desabou e a grade dianteira que cercava outro, veio abaixo, em um trecho da Avenida dos Holandeses, na altura da Rua Pintorroxos. Durante a manhã desta sexta, O Estado acompanhou o fluxo de veículos lento em um ponto da Avenida Litorânea, após barreiras cederem e a lama invadir a pista. Equipes de limpeza da Prefeitura executavam serviços, para remover o lamaçal barrento. Cones foram colocados na via. No prolongamento da Litorânea, uma poça volumosa, na pista, fazia com que os veículos que trafegavam em alta velocidade espalhassem água para as calçadas.

Grade que cercava terreno desabou na Avenida dos Holandeses, com a chuva forte que caiu sobre a Ilha

Na Rua dos Pardais, no bairro Renascença, um carro ficou submerso. A água nessa via chegou a romper o portão de uma residência. Estabelecimentos comerciais localizados em um trecho da Avenida Daniel de La Touche foram invadidos pela água. Proprietários reclamam de duas galerias entupidas na região. O viaduto da Cohab ficou ilhado e o trânsito na área ficou parcialmente comprometido. Em decorrência do volume de água, guardas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) orientavam condutores de veículos menores, como motocicletas, a não passarem pelo túnel.

Os motoristas tiveram de trafegar em baixa velocidade na Via Expressa, que em alguns pontos ficou com a pista repleta de barro, pois barreiras cederam. A água também invadiu as dependências do Terminal Rodoviário de São Luís, no bairro Santo Antônio. Além disso, por causa das infiltrações no teto, alguns estabelecimentos comerciais ficaram molhados. “Sempre que chove, entra água no terminal. A água empossa no jardim e transborda. As lojas também foram molhadas, devido às infiltrações no telhado”, afirmou Rosanira Lopes, presidente da Associação dos Permissionários da Rodoviária da capital maranhense.

Via Expressa também teve deslizamento de encosta, com barro cobrindo a via, deixando trânsito lento

Três salas de cirurgia do Hospital Djalma Marques (Socorrão I), no centro de São Luís, foram interditadas por causa de volumosas infiltrações. A Associação dos Médicos dos Socorrões I e II (AMESS) denuncia a falta de manutenção na unidade de saúde e exige uma reparação com urgência.

Condomínios, situados no Turu, tiveram prejuízos. Por causa da força da água, o portão do conjunto habitacional Residencial Premier foi obstruído e tombou. A água invadiu a piscina e a área de lazer. O condomínio Ferrazzi também foi atingido pela correnteza. Mansões no Jardim Eldorado foram atingidas pela enxurrada. “A rua ficou alagada e a força da água derrubou o portão do nosso condomínio. Agora, nós moradores, estamos conversando, para definir o que será feito com urgência, até porque tememos por nossa segurança’, relatou um morador do Residencial Premier, que preferiu não se identificar.

Túnel do viaduto da Cohab ficou alagado até a manhã de ontem

A Avenida Beira Rio, em Paço do Lumiar, ficou intrafegável e os pedestres também tiveram dificuldades para transitar na via. Em São José de Ribamar, a árvore de Natal do município caiu.

SAIBA MAIS

Emergência
Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de São Luís, por meio do número 153.

Tempo e Temperatura
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o tempo em São Luís, hoje (1°), será nublado a encoberto com pancadas de chuva. A temperatura máxima será de 32°C e a mínima de 25°C. Os ventos serão de fracos a moderados. Amanhã, a previsão do Inmet para São Luís, é a mesma.
Fonte: Inmet

Beira-Rio transbordou, em Paço do Lumiar

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte