Tributo

Para saudar Luiz Gonzaga

Décima quarta edição do Tributo ao Rei do Baião acontece neste sábado, às 17h, na Batuque Brasil; marcam presença cerca de 20 convidados locais e nacionais entre eles, Joquinha Gonzaga, Cristina Amaral e Flávio Leandro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O cantor e compositor Flávio Leandro é uma das atrações da festa
O cantor e compositor Flávio Leandro é uma das atrações da festa (Flávio Leandro)

SÃO LUÍS - A obra de Luiz Gonzaga será relembrada por artistas e admiradores de um dos mais marcantes artistas da música nordestina em evento que ocorre neste sábado, às 17h, na Batuque Brasil (Cohama). Trata-se da XIV edição da festa Tributo ao Rei do Baião, que vai reunir, mais uma vez, artistas e poetas tanto do Maranhão quanto do Brasil para reverenciar o repertório de Gonzagão. Este ano, integram o grupo de convidados nomes como Flávio Leandro, Cristina Amaral e Joquinha Gonzaga, além de mais 20 grupos e artistas do Maranhão.

Realizada há 14 anos consecutivos, a festa que ocorre sempre no início do mês de dezembro, este ano homenageará o médico Jonas Elói, morto em um acidente de helicóptero em abril deste ano. Integrante da comissão organizadora, o jornalista Marcial Lima explica que Jonas fazia parte do grupo de amigos que fundou o tributo. “O Jonas Elói era um entusiasta do forró de raiz. Gostava e se envolvia nas nossas festas e, por isto mesmo, vamos fazer uma homenagem à sua memória”, explica Lima.

O Tributo ao Rei do Baião já é uma tradição na cidade. Sempre primando pelo forró pé de serra autêntico, o evento costuma reunir centenas de pessoas que se juntam para apreciar o toque da zabumba, triângulo e sanfona. Nomes como Fagner, Lucy Alves, Santana, Flávio José, Trio Nordestino, Cezinha do Acordeon, Alcimar Monteiro e Lázaro do Piauí já se apresentaram no tributo.

Além destes, Joquinha Gonzaga, sobrinho legítimo de Luiz Gonzaga, que participa há 10 anos do evento. O artista é um dos ícones da sanfona na atualidade e que ganhou ainda mais notoriedade por ser sobrinho do Rei do Baião, bem como ter se apresentado com ele em diversos shows. Joquinha registrou estes encontros musicais em seu nono CD em 2006, intitulado “Cantos e Causos de Gonzagão”, onde ele fala de três passagens que presenciou nas inúmeras viagens que fez com o tio e onde canta quatro músicas conhecidas de Gonzagão, além de canções de sua autoria e de compositores conhecidos regional e nacionalmente.

Já o cantor e compositor Flávio Leandro, por sua vez, é natural do município de Bodocó, em Pernambuco. É um dos seguidores das obras de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro. Dentre suas composições, os destaques são as músicas “Fuxico” e “Oferendar”, gravadas por Elba Ramalho e “Brasilidade” e “De Mala e Cuia”, gravadas por Flávio José. A música “De Mala e Cuia”, foi a mais executada no Nordeste e a sexta do Brasil em 2003. Como intérprete, Flávio Leandro busca mesclar os shows por onde passa com repertório variado, nos moldes da tradicional música popular nordestina, passeando pela musicalidade pioneira de importantes nomes, além, é claro, de fazer soar suas próprias criações.

A outra convidada desta edição é a pernambucana da cidade de Sertânia, Cristina Amaral. A artista já gravou com artistas como Chico Buarque de Holanda, Alceu Valença, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Geraldo Azevedo, Lenine entre outros. Sempre cantando ritmos regionais, viajando em turnês internacionais pela Europa, ao longo de sua carreira solo contabilizou vários sucessos nos 10 discos gravados.

Serviço

O quê

XIV Tributo ao Rei do Baião

Quando

Sábado, às 17h

Onde

Batuque Brasil (Cohama)

Ingressos

R$ 20,00

Informações

Pelo telefone 9 9972-7051

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.