Futuro indefinido

Sampaio Corrêa não sabe como será a Série C

Com seu rebaixamento sacramentado e o fim da Série B, Sampaio começa a projetar sua próxima temporada e ainda não sabe qual será a fórmula de disputa da Série C do próximo ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Paysandu e Sampaio foram rebaixadosd na Série B
Paysandu e Sampaio foram rebaixadosd na Série B (PAYSANDU X SAMPAIO )

SÃO LUÍS - Fim de temporada. O Sampaio Corrêa finalizou as atividades no ano de 2018 na tarde deste sábado, no Estádio Heriberto Hulse, diante do Criciúma, em confronto que fechou a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Uma das metas para 2019 é saber quais serão os adversários do Tricolor na Série C.

Com o rebaixamento do Paysandu para a Série C aumentou a dor de cabeça da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em reta final de temporada, a entidade já começa a pensar na próxima edição da terceira divisão, mas trabalha com a possibilidade de abandonar a fórmula de disputa consagrada nos últimos anos. Isso porque a competição está desequilibrada, com 13 clubes do Norte/Nordeste e sete do restante do país.

O desequilíbrio começou ainda em agosto, quando quatro clubes do Grupo C conquistaram o acesso para a Série B: Bragantino (SP), Operário (PR), Cuiabá (MT) e Botafogo (SP), deixando para trás todos os times do Grupo A. Para piorar, três nordestinos conquistaram o acesso na Série D: o campeão Ferroviário (CE), Imperatriz (MA), Treze (PB) e São José (RS).

Para piorar a situação, os rebaixamentos de Sampaio Corrêa, Paysandu (PA), Juventude (RS) e Boa Esporte (MG). Os times que permaneceram na Série C do ano passado: Náutico (PE), Atlético (AC), Santa Cruz (PE), Botafogo (PB), Confiança (SE), Remo (PA), Globo (RN), ABC (RN), Luverdense (MT), Tombense (MG), Ypiranga (RS) e Volta Redonda (RJ).

Com o aumento significativo de clubes do Nordeste, a CBF já estuda uma forma de manter a competitividade. Por enquanto, a entidade nega que vá mudar a fórmula de disputa e promete encaixar três clubes do Norte no Grupo B. A alegação é de que o tráfego aéreo entre as capitais nordestinas passam, normalmente, por Brasília, o que facilita jogos no Sul/Sudeste.

Por outro lado, há a especulação de que a entidade possa criar um terceiro grupo, entre os times do Centro-Oeste e Norte, com Paysandu (PA), Remo (PA), Atlético (AC), Luverdense (MT) encabeçando. Outro grupo entre Sul/Sudeste e por fim o grupo de clubes do Nordeste. Assim ficaria mais fácil para equilibrar o calendário, sem longas viagens.

Caso mantenha a ideia de apenas dois grandes grupos regionais, Atlético (AC), Remo (PA) e Paysandu (PA) são os principais candidatos a cair no Grupo B, da região Sul/Sudeste, justamente pelo tráfego aéreo, já que os dois estados costumam depender de escala em Brasília ou São Paulo antes de seguir viagem. Por outro lado, seriam viagens desgastantes, até o outro lado do país, como, por exemplo, em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, cidade do Ypiranga (RS).

Clubes do Norte/Nordeste na Série C

Paysandu-PA

Sampaio Corrêa-MA

Náutico-PE

Atlético-AC

Santa Cruz-PE

Botafogo-PB

Confiança-SE

Remo-PA

Globo-RN

ABC-RN

Ferroviário-CE

Imperatriz-MA

Treze-PB

Clubes do Centro-Oeste/Sudeste/Sul:

Juventude-RS

Volta Redonda-RJ

São José-RS

Boa Esporte-MG

Luverdense-MT

Tombense-MG

Ypiranga-RS

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.