Visita

Passeio musicado no Gavião

A última edição do Cemitour ocorreu durante a manhã deste sábado (24), no cemitério da Madre Deus. Os participantes visitaram o túmulo de maranhenses ilustres e acompanhados de músicos

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(passeio )

A última edição deste ano do Cemitour ocorreu durante a manhã deste sábado (24), no Gavião. Esse passeio pela história do Maranhão é feito dentro desse cemitério, fundado no ano de 1855, localizado no bairro da Madre Deus, desde o ano de 2005 e conta com a participação de atores e músicos para encenarem situações inspiradas em personalidades maranhenses sepultadas nesse local.

“Temos que desmistificar o tema da morte. O ser humano deve ter uma visão melhor sobre esse tema como ainda adquirir mais conhecimento sobre a sua história”, ressaltou o turismólogo Antônio Noberto sobre a importância desse evento. Ele ainda informou que em outros países da Europa também é realizado por profissionais da área de Turismo esse tipo de projeto, principalmente, na França, como ainda nos estados brasileiros da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Noberto também informou que somente este ano foram realizados 10 passeios no Gavião e contava com grupo composto de mais de 80 estudantes e profissionais de diversas áreas. No ano próximo ano, o evento vai continuar e deve começar a partir do mês de junho. “Geralmente, o passeio começa a ser realizado depois do período chuvoso na Ilha”, disse o turismólogo.

Passeio musicado

O Cemitour também tem como idealizadora a turismóloga Aline Vasconcelos. Ela declarou que geralmente esse passeio dura em torno de duas horas e os participantes vão visitando o túmulo das pessoas marcantes da História. A última edição deste ano do Cemitour foi marcada por música como ainda declamações de poemas.

A primeira parada do passeio foi no túmulo de Benedito Leite, que foi governador do Maranhão. Ele morreu em Hyeres, na França, no dia 8 de setembro de 1909, mas está sepultado nesse cemitério. Também está enterrado o filho dele, Antônio Leite, morto no dia 26 de março de 1918.

A outra parada foi no túmulo do poete maranhense Aluísio de Azevedo. Ele morreu na Argentina aos 56 anos. Esse maranhense era romancista, jornalista, caricaturista, e autor de obras importantes da literatura brasileira como ‘O Cortiço’, ‘O Mulato’ e ‘Uma lágrima de mulher’.

O passeio ainda passou pelo túmulo Joaquim de Sousa Andrade, conhecido como Sousândrade. Ele foi o autor de ‘O Guesa Errante’ e o criador da bandeira do Maranhão. Os participantes também visitaram a sepultura de Bandeira Tribuzzi, o autor do hino de São Luís, Louvação a São Luís; e fundador do jornal O Estado do Maranhão.

Eles também conheceram o local onde está sepultado o cantador de bumba-meu-boi Coxinho, o carnavalesco Joãozinho Trinta, Maria Aragão, padre João Mohana, pastor Estevão e outros maranhenses que marcaram a história.

O guia turístico Wagner Valle, de 56 anos, disse que sempre participa do Cemitour. “Todas as edições desse projeto estou presente como também de outros estados e até mesmo fora do país. Recentemente, participei de uma visita a um cemitério de Buenos Aires”, afirmou Wagner Valle.

A professora Jociane Nascimento, de 47 anos, declarou que era a primeira vez que estava participando desse passeio e pretende levar esse conhecimento para os seus alunos em sala de aula. “Estou curiosa e o conhecimento adquirindo nesse passeio levarei para os meus alunos”, disse Jociane Nascimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.