Eleições OAB

Quatro candidatos disputam hoje o comando da OAB/MA

Pleito será realizado em São Luís e em 16 subseções da Ordem no estado e contará com 18 urnas eletrônicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral; chapa vencedora atuará no triênio 2019-2021

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Thiago Diaz tenta a reeleição à presidência da entidade
Thiago Diaz tenta a reeleição à presidência da entidade (Presidnete da OAB-MA, Thiago Diaz)

Quatro chapas disputarão das 9h às 17h de hoje o comando da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Maranhão. O pleito será realizado em São Luís e em outras 16 subseções da Ordem em todo o estado, que escolherão também seus representantes locais. A chapa vencedora vai dirigir a OAB no triênio 2019-2021.
O atual presidente da entidade, advogado Thiago Diaz, é candidato à reeleição pela chapa “Vamos Fazer Muito Mais”. Ele tem como candidato a vice-presidente o colega Heleno Mota Silva. Na chapa de Diaz, são indicados para a diretoria: Amanda Sousa (secretária-geral), Valéria Ferreira (secretária adjunta) e Kaio Saraiva (tesoureiro).
O advogado Mozart Costa Baldez Filho é candidato pela chapa “Reconstruir é a Ordem”. Maria Luzinete é a candidata a vice-presidente do criminalista; Adriano Araújo é o indicado para a secretaria-geral; Ionara Pinheiro Bispo para a secretaria-adjunta e Samira Dualibe para a tesouraria.
Concorre pela chapa “OAB de Verdade” o advogado Carlos Brissac. Ele tem como candidato a vice-presidente o colega Carlos Morais Anchieta e para a diretoria: Patrícia de Azevedo [secretaria-geral]; Wellington Ferreira da Conceição [secretaria-adjunta] e Everton Pacheco Silva [tesouraria].
Sâmara Braúna é a candidata da chapa “Força da Inclusão”. Ela tem como companheiro de chapa e candidato a vice-presidente Adelmano Wellerson de Sousa Benigno. Para a diretoria Braúna conta com as indicações de Selma Carla Carvalho e Silva [tesouraria]; Fabryenn Fabrynn Cimbra [secretaria-geral] e Hélio da Silva Maia Neto [secretaria-adjunta].

Pleito
Além da diretoria da Ordem, no pleito de hoje, serão escolhidos os novos representantes dos advogados e advogadas maranhenses nos conselhos estadual e federal (titulares e suplentes) e na Caixa de Assistência do Advogado.
Em São Luís haverá três locais de votação, com 18 urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. Doze urnas estarão na sede da OAB, quatro nas Salas da Advocacia do Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, e duas urnas no Fórum Astolfo Serra, da Justiça do Trabalho, na Areinha.
A distribuição dos advogados nos locais de votação foi feita por ordem alfabética dos nomes.
A multa por ausência injustificada à votação será de 20% do valor da anuidade de 2018. De acordo com a entidade, quem se ausentar pode justificar sem ônus até 30 dias após as eleições. Depois desse prazo é cobrada a multa. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.