Atenção

Decoração de Natal deve seguir regras para evitar danos

Cemar alerta para necessidade de conhecimento de quem vai fazer a decoração para evitar acidentes

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Cuidado ao fazer a instalação elétrica da decoração de Natal
Cuidado ao fazer a instalação elétrica da decoração de Natal (instalação elétrica)

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, residências já começam a tomar forma e entrar no clima do período mais iluminado do ano. A praxe de decorar a casa com iluminação natalina e outras instalações utilizando-se da rede elétrica já é uma tradição, que se não bem executada, pode ocasionar sérios problemas, até mesmo de saúde. Uma das dicas, é evitar que as fiações, envolvendo as luzes, fiquem expostas.

Antes de tudo, o mais importante: para fazer a instalação da iluminação natalina em casa, é preciso ter conhecimento necessário para não sofrer um choque elétrico e tampouco deixar tal risco iminente a outras pessoas por causa de um serviço mal feito. De acordo com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), caso não se saiba como fazer uma decoração com luzes, de forma segura, o mais indicado é procurar um profissional capacitado e que trabalhe com esse tipo de instalação.

Ainda segundo a Cemar, é importante que as pessoas tenham consciência dos riscos ao fazerem decorações natalinas com luzes conectadas diretamente a rede de eletricidade, e evitarem se expor a eles, pois acidentes, além do mais comum choque elétrico, são curto-circuitos e incêndios, que podem gerar perdas não só materiais.

Para reduzir os riscos e decorar a casa de forma autônoma e com segurança, a Cemar orienta que as pessoas comprem todos os equipamentos a serem utilizados em lojas especializadas. Outro ponto importante, também, é observar a presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos objetos adquiridos.

Tais instalações provisórias, devem atender às normas técnicas, evitando-se emendas na fiação, contudo, caso seja necessário realizar uma emenda, deve-se utilizar fita isolante e evitar que esta fique em contato com a umidade. É preciso saber que a energia elétrica é um produto perigoso e potencialmente fatal, sendo assim, a Cemar orienta, primordialmente, não manusear nenhum equipamento ligado à rede elétrica com o corpo molhado.

Outros cuidados
Muitas pessoas preferem decorações mais extravagantes, principalmente externa à residência. De acordo com Cemar, é preciso ficar atento quanto às intempéries, uma vez que o período chuvoso na capital, assim como em todo o Maranhão, chega também no mês de dezembro. Assim sendo, mais uma vez, é orientado não utilizar de materiais inadequados para a decoração, como os piratas e sem o selo do Inmetro, pois podem provocar outros danos.

Nesta perspectiva, a Cemar também chama atenção das pessoas para que não façam ligações diretas dos postes das ruas para ornamentação e para que mantenham distância da rede elétrica das vias públicas.

É possível economizar!

Para quem quer decorar a casa com luzes de natal, mas está em dúvida com receio dos altos gastos, a Cemar aconselha a compra de luzes de LED, pois estas são uma opção para quem busca uma economia na conta de luz.

DICAS DA CEMAR

– Deve ser verificado se a instalação será em área interna ou externa das residências, pois o período de chuvas se aproxima e o material inadequado pode provocar curto circuito se exposto à chuva.
– Todos os equipamentos devem ser adquiridos em lojas especializadas e devem possuir o selo do Inmetro.
– As instalações elétricas provisórias devem atender às normas técnicas, evitando-se emendas. Caso seja necessária a realização de emenda, utilizar fita isolante e evitar que esta fique em contato com umidade.
– Evite sobrecarregar os circuitos elétricos, preferindo as iluminações de LED que têm baixo consumo.
– Ligue a decoração na tomada somente após finalizar a instalação, para evitar choque elétrico.
– Não deixe sua iluminação em contato com objetos que possam pegar fogo, como cortinas, sofás, etc.
– Não deixe que crianças manuseiem equipamentos elétricos.
– Não deixe a iluminação ligada quando for dormir ou sair de casa, pode provocar acidentes.
– Não manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado.
– Caso decida aproveitar decorações antigas, marque as lâmpadas que estiverem queimadas e só faça a substituição das mesmas com a decoração desligada da tomada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.