ALERTA

Marinha emite alerta de ressaca para faixa litorânea de São Luís

Aviso de ressaca pressupõe ondas de até 2,5 metros por causa de inversões de correntes marítimas em alto-mar; Capitania dos Portos diz que banhistas devem redobrar atenção; alerta expira às 21h de hoje

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
O alerta deve ser considerado até hoje (21), quando fenômeno terá se dissipado, às 21h; elevação pode ser repentina
O alerta deve ser considerado até hoje (21), quando fenômeno terá se dissipado, às 21h; elevação pode ser repentina (ressaca)

Os dias em São Luís têm sido de sol, calor intenso e propícios à diversão na praia. Mas ontem (20), em pleno feriado estadual, o cuidado precisou ser redobrado. Uma nota emitida pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha, alerta para ressaca com ondas de até 2,5 metros, oriundas das direções Norte/Noroeste para a faixa litorânea da capital. A Capitania dos Portos do Maranhão faz suas recomendações e alerta para o perigo.

O alerta deve ser considerado até hoje (21), quando o fenômeno terá se dissipado, às 21h. De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão (CPMA), Márcio Ramalho Dutra e Mello, o “fenômeno ocorre por ventos intensos e inversões de correntes marítimas em alto-mar”. A ressaca atinge, além de São Luís, a cidade de Touros, no Rio
Grande do Norte.

Durante a manhã de ontem, segundo dia de ressaca - uma vez que o alerta foi emitido para os dias 19, 20 e 21 -, O Estado constatou baixa movimentação de banhistas pelas praias da capital maranhense, mas verificou, entretanto, kitesurfistas praticando o esporte no mar. A maré, no período, ainda estava baixa - o que acaba sendo mais um alerta à população, a considerar sua rápida e repentina variação.

De acordo com a nota da Marinha do Brasil, a Capitania dos Portos de São Luís recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar em mar aberto durante o período e que as demais redobrem a atenção, a fim de evitar possíveis acidentes. Além disso, que atentem aos equipamentos de comunicação e demais itens de segurança.

A nota, ainda, explicita a importância de se evitar tomar banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca, bem como evitar a prática de esportes no mar, elencando a importância dos frequentadores seguirem as devidas orientações dos bombeiros, que não foram verificados na manhã do feriado de ontem, ainda durante a visita de O Estado à Avenida Litorânea.

Patrulhamento ausente
Sobre a ausência, o Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), informou que cerca de 50 militares estão trabalhando, de forma direta e indiretamente, no serviço de prevenção nas praias de São Marcos, Calhau, Praia do Meio e Araçagi, e que entre os profissionais estão mergulhadores, operadores de embarcação e guarda-vidas, que realizam o patrulhamento com motos aquáticas e bote de salvamento no mar e quadriciclos na areia.

O BBMar informou, ainda, que com o alerta da Marinha do Brasil sobre a possibilidade de ondulações maiores atingirem o litoral, foi redobrada a atenção e que mantém as ações educativas de caráter preventivo, realizando abordagens aos banhistas, orientando quanto à segurança e dando dicas para evitar incidentes, como não ingerir bebidas alcoólicas antes e durante o banho de mar; manter sempre as crianças sob a supervisão de adultos; não superestimar a capacidade de nadar.

Além dessas atividades, pontuou que os guarda-vidas também realizam abordagens de caráter interventivo, verificando crianças distantes dos responsáveis e entregando-as para que estejam sob os cuidados de um adulto, e também, ao observar um banhista nadando longe da faixa de areia, orientando-o para que retorne a um local mais seguro. Do mês de julho até outubro foram contabilizados uma média 650 abordagens por mês.

Íntegra da nota da Marinha do Brasil

AVISO DE RESSACA

São Luís-MA, em 18 de novembro de 2018.

A Marinha do Brasil, por intermédio do Centro de Hidrografia da Marinha, emitiu alerta de ressaca para a faixa do litoral nordestino, entre as cidades de Touros, no Rio Grande do Norte, e São Luís, no Maranhão. A ressaca, com ondas de até 2,5 metros, oriundas das direções Norte/Noroeste, começa a partir das 9h desta segunda-feira (19) e vai até as 21h da quarta-feira (21).

A Capitania dos Portos do Maranhão recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar em mar aberto nesse período e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de comunicação e demais itens de segurança.

Outras recomendações igualmente importantes: evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca; evitar a prática de esportes no mar; os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes de bombeiros; não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A Capitania dos Portos do Maranhão informa, ainda, que qualquer irregularidade observada na condução de uma embarcação pode ser denunciada por meio do disque denúncia desta Capitania (0800-098-8432) ou por e-mail cpma.ouvidoria@marinha.mil.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.