SLZ Preta

Para dar visibilidade à produção negra

Feira SLZ Preta ocorre dentro da Feira do Livro de São Luís com programação diversificada; hoje, às 19h será lançado o livro “130 anos de (des)ilusão”, vencedor do prêmio Jabuti de obra jurídica de 2017

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Capa do livro de Luciano Góes que será lançado hoje na SLZ Preta
Capa do livro de Luciano Góes que será lançado hoje na SLZ Preta (livro Abolição)

SÃO LUÍS - Tendo como um dos objetivos dar visibilidade à produção literária e acadêmica de escritores, intelectuais e fomentadores culturais negros, ocorre, durante a Feira do Livro de São Luís (FeliS), no Multicenter Sebrae, a Feira SLZ Preta. O evento é uma iniciativa que congrega um coletivo de entidades negras do Maranhão. Na programação, palestras, roda de conversa, mesas redondas, lançamento de livros e oficinas que seguem até o dia 25 deste mês, quando encerra a FeliS.

Hoje, Dia da Consciência Negra, a programação tem como ponto alto o lançamento do livro “130 anos de (des)ilusão: A farça abolicionista em perspectiva desde olhares marginalizados”, de Luciano Góes, vencedor do prêmio Jabuti de obra jurídica 2017, às 19h.

Antes, no espaço ocorre ainda, a partir das 10h, a palestra “A oralidade como um instrumento de letramento na comunidade quilombola”, a ser proferida por Kelly Araújo, que é graduada em Geografia, educadora popular e quilombola da comunidade Santo Antônio dos Pretos, em Grajaú.

A tarde, às 17h, acontece a roda de conversa “Olhares sobre o Carnaval Maranhense: do Antigo ao Contemporâneo”, que reúne representantes de entidades ligadas ao tema, bem como de blocos carnavalescos de São Luís, além de professores e pesquisadores.

A Feira SLZ Preta tem a participação de escritores, professores, articulistas, cineastas e produtores culturais de renome nacional. Segundo os organizadores, o evento também tem um viés econômico no momento em que pretende apresentar para a sociedade a cadeia produtiva de diversificados produtos afro-brasileiros confeccionados por artesãos, pintores, escritores, trancistas e cabeleireiros afro, artistas, designers de moda étnica entre outros produtores que têm capacidade de desenvolver negócios, todavia necessitam de uma vitrine para que sejam visualizados como empreendedores.

Pretendendo dar foco ao mercado, durante o evento os potenciais empreendedores e consumidores terão acesso à informações sobre os variados produtos e serviços oferecidos na Feira, bem como terão a oportunidade de desfrutar de shows, palestras e oficinas sócio-educacionais todas voltadas para a cultura negra.

Serviço

O quê

Feira SLZ Preta na Feira do Livro de São Luís

Quando

Até o dia 25 deste mês

Onde

Multicenter Sebrae (Cohafuma)

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.