Lançamento

Marcelo Camelo faz sua estreia na música erudita com “Sinfonia Nº 1 - Primitiva”

Obra autoral divide-se em quatro movimentos e foi gravada em Praga, República Checa, com músicos da City of Prague Philharmonic Orchestra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Marcelo Camelo divulga produção
Marcelo Camelo divulga produção (marcelo camelo)

SÃO PAULO- “Sinfonia Nº 1 - Primitiva”, de cerca de 30 minutos, foi inteiramente composta e orquestrada por Marcelo Camelo, executada por mais de 80 músicos da City of Prague Philharmonic Orchestra e conduzida pela maestrina Miriam Nemcova. O compositor brasileiro esteve presente durante todo o processo.

“Esta música contém a ideia da comunicação de sentimentos primordiais em uma linguagem simples, direta, em oposição à comunicação de sentimentos mais complicados através de uma linguagem sofisticada. Fala de morte e vida, deste ciclo. Por isso também este nome. Além disso a música é uma linguagem insubordinada às outras, fala por si, carrega em si significados que só podem ser relacionados por metáforas. É também primitiva neste sentido”, diz Marcelo Camelo sobre a sinfonia.

O músico carioca começou a trabalhar na sinfonia em 2015, entre o seu estúdio e casa. Depois de um período intenso de orquestração (quatro meses), Camelo gravou "Primitiva" no dia 5 de março de 2018 (curiosamente Dia Nacional da Música Clássica no Brasil - comemorando o nascimento de Heitor Villa-Lobos); materializava-se assim uma obra de características únicas dentro da sua trajetória.

Gravada numa das capitais essenciais do universo da música clássica (Praga), a obra ecoa influências assumidas de compositores como Brahms, Mahler e Alberto Nepomuceno.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.