Fim de programa

Mais de 450 médicos cubanos terão de deixar o Maranhão

Profissionais atendem os Distritos Sanitários Indígenas (DSEI) e 167 municípios maranhenses; estado tem 677 médicos pelo programa, 206 deles, brasileiros

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Em dezembro de 2013 médicos cubanos desembarcaram em São Luís para atuarem em todo o estado
Em dezembro de 2013 médicos cubanos desembarcaram em São Luís para atuarem em todo o estado (médicos cubanos)

Um total de 471 médicos cubanos contratados pelo programa do Governo Federal Mais Médicos deixarão o Maranhão, após decisão de Cuba de não mais renovar o convênio com o país, diante das novas exigências impostas pelo presidente eleito Jair Messias Bolsonaro. De acordo com o Governo Estadual, o Estado conta com 677 médicos pelo programa, 206 deles, brasileiros.

Em relação à quantidade de pessoas que serão afetadas com a revogação do acordo entre o presidente eleito e Cuba, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que os dados são contabilizados pelos municípios nos quais as unidades de atenção básica contam com os serviços médicos desses profissionais.

Abdon Murad, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), afirmou que no Maranhão há médicos suficientes para atender a demanda de pacientes distribuídos em 217 municípios e que esses profissionais necessitam apenas de estímulos, para poder se deslocar às cidades afastadas da capital e que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “No Maranhão, há aproximadamente 7.300 mil médicos na ativa. Por ano, formam-se cerca de 400 profissionais. Esses profissionais estão dispostos, sim, a ir para cidades distantes, porém, para isso o Governo, seja Federal e Estadual, tem de oferecer condições mínimas de trabalho, salário atrativo, plano de carreira, entre outros benefícios. Tem de ser ofertada vagas atrativas para os médicos locais. Apoio que o presidente revalide os diplomas dos médicos cubanos e que eles recebam o salário integral. Afinal, são profissionais e merecem os benefícios”, relatou Murad.

O presidente eleito exige a revalidação do diploma dos profissionais estrangeiros e destinação de 100% do valor pago aos médicos, não a partilha feita desde o início do programa, a qual o governo cubano fica com 70% do recurso pago por médico.

Ontem, o Ministério da Saúde (MS) realizou reunião com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), para a definição da saída dos médicos cubanos e entrada dos profissionais brasileiros que serão selecionados por edital. No encontro, foi finalizada a proposta de edital para selecionar profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. No início da próxima semana, será feita uma entrevista à imprensa, para esclarecer detalhes sobre o edital de seleção e chamada para inscrições. A seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção, conforme o Ministério da Saúde.

Crise na saúde estadual
Médicos que atuam nas unidades de saúde geridas pelo Governo do Maranhão estão com os salários atrasados. Os profissionais sinalizaram paralisar os serviços médicos e, durante assembleia extraordinária no último mês, organizada pelo Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) e pelo Sindicato dos Médicos, um representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES) definiu um cronograma de pagamento, que segue até dezembro.


SAIBA MAIS

No Maranhão, o programa Mais Médico atende os Distritos Sanitários Indígenas (DSEI) e 167 municípios, são eles: Açailândia, Afonso Cunha, Agua Doce do Maranhão, Alcântara, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Amapá do Maranhão, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Apicum-Acu, Araguanã, Araioses, Arame, Arari, Axixá, Bacabal, Bacuri, Bacurituba, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Bom Jardim, Bom Jesus Das Selvas, Bom Lugar, Brejo de Areia, Buriti, Buriti Bravo, Buriticupu, Cajapió, Cândido Mendes, Cantanhede, Capinzal do Norte, Carolina, Carutapera, Caxias, Cedral, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Chapadinha, Cidelândia, Codó, Coelho Neto, Colinas, Conceição do Lago-Acu, Coroatá, Cururupu, Davinópolis, Dom Pedro, Duque Bacelar, Esperantinópolis, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Godofredo Viana, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Eugênio Barros, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Guimarães, Icatu, Igarapé do Meio, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Jatobá, Junco do Maranhão, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa do Mato, Lagoa Grande do Maranhão, Lajeado Novo, Loreto, Maracaçumé, Marajá do Sena, Maranhãozinho, Mata Roma, Matinha, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Mirador, Miranda do Norte, Mirinzal, Monção, Montes Altos, Morros, Nina Rodrigues, Nova Colinas, Nova Olinda do Maranhão, Olinda Nova do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Paraibano, Parnarama, Pastos Bons, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Penalva, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Pio XII, Pirapemas, Poção de Pedras, Porto Franco, Porto Rico do Maranhão, Presidente Dutra, Presidente Médici, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Riachão, Ribamar Fiquene, Rosário, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, Santa Quitéria do Maranhão, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Bento, São Domingos do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João Batista, São João do Caru, São João do Paraíso, São João dos Patos, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo Das Mangabeiras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São Vicente Ferrer, Satubinha, Serrano do Maranhão, Sitio Novo, Sucupira do Norte, Tasso Fragoso, Timbiras, Timon, Tufilândia, Tuntum, Turiaçu, Tutoia, Urbano Santos, Viana, Vila Nova dos Martírios, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.