EDUCAÇÃO E SAÚDE

O Estado promove campanha de educação e prevenção ao diabetes

Com o tema Diabetes Azul: Educar para prevenir, ação enfatiza cuidados com a saúde masculina; diabetes em homens cresceu 17% em 11 anos na capital

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O evento será realizado das 10h às 22h, na antiga loja da Sol Informática, no São Luís Shopping
O evento será realizado das 10h às 22h, na antiga loja da Sol Informática, no São Luís Shopping (diabetes)

O jornal O Estado promove hoje (14), durante todo o dia, uma campanha de informações e serviços em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. O evento será realizado no São Luís Shopping, a partir das 10h, e contará com diversos serviços gratuitos realizados por especialidades médicas, além da realização de exames.

Com o tema “Diabetes Azul: Educar para prevenir”, O Estado oferecerar à população de São Luís uma oportunidade de obter mais informações sobre esse problema de saúde que vem se tornando mais comum na capital. Celebrado hoje, o Dia Mundial do Diabetes ressalta a importância dos cuidados voltados para o público masculino - devido ao Novembro Azul -, grupo que vem apresentando números crescentes quanto ao diagnóstico diabético.
Conforme dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o percentual de homens em São Luís que apresentaram diagnóstico médico de diabetes aumentou 17% de 2006 a 2017. De acordo com a pesquisa, o número de homens identificados com a doença há 11 anos representava 4,7% da população, neste ano passou para 5,5%.

O diabetes é responsável por complicações, como a doença cardiovascular, a diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações dos membros inferiores. Entre 2010 e 2016, o diabetes já vitimou com óbitos 15 mil pessoas no Maranhão. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o número cresceu 25% no período, saindo de 1.847 mortes para 2.314 no ano de 2016.

Os números preocupam e precisam ser combatidos, por isso, para incentivar os cuidados de homens, e também de mulheres, O Estado oferece nesta quarta-feira serviços de pré-consulta com especialistas de endocrinologia, oftalmologia, dermatologia e odontologia. Entre os exames disponibilizados para a população, destacam-se o oftalmoscopia, conhecido como “fundo de olho” e teste de glicemia.

A campanha de promoção de conscientização da população sobre os riscos oferecidos pelo diabetes conta com a parceria da Mãe Terra, SINCS: Cartão Assistencial e Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão (CRM- MA). O evento será realizado das 10h às 22h, na antiga loja da Sol Informática, próximo à agência do Bradesco, ao lado da Sorveteria San Paolo, no São Luís Shopping.

SAIBA MAIS

O QUE É DIABETES

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo, de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.