Enem 2018

Enem: candidatos fazem as provas da 2ª etapa

Testes aconteceram em todo o Brasil e, no Maranhão, mais de 216 mil estudantes estavam aptos a participar da segunda etapa do certame

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Neste domingo (11) foi o dia D para os estudantes que se submeteram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. A segunda etapa do certame foi realizada em mais de 1,7 mil municípios. No Maranhão, mais de 216 mil estudantes estavam aptos a responder às provas, ou seja, 12,7% a menos que ano passado. Os alunos responderam às provas de Ciências da Natureza e Matemática. No último domingo, as provas foram de Linguagem,
Ciências Humanas e a Redação.

Os portões foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia, em ponto, o que levou muita gente a chegar cedo e, alguns, a correr contra o tempo. Devido ao exame, a cidade ficou movimentada e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) garantiu a frota total de ônibus, bem como aumentou o número de agentes de trânsito. Os engarrafamentos foram inevitáveis, principalmente nas imediações dos locais de prova.

Uma das vias onde houve longo congestionamento foi a Jerônimo de Albuquerque. Alguns candidatos deslocaram-se em motos, para facilitar o fluxo e outros usaram bicicletas. Na Avenida São Luís Rei de França, a fila de veículos tirou a paciência dos condutores e o corre-corre de quem se dirigia ao prédio da Faculdade Pitágoras (a instituição disponibilizou 140 salas para as provas) foi intensificado faltando 20 minutos para o fechamento dos portões. Na calçada, vendedores ambulantes comercializavam garrafas de suco e água, e canetas. Grupos de pessoas, representantes de cursos pré-vestibulares, organizaram-se em batucadas para recepcionar os candidatos.

Faltando um minuto para o fechamento dos portões, houve torcida para estimular quem ia chegando a se apressar. A estudante Juliana Aires derramou lágrimas de tristeza, pois não conseguiu entrar. Ela esqueceu o documento de identidade. “Eu estava aguardando um parente vir trazer e ele veio de moto, mas não deu tempo. Eles não deixaram de jeito nenhum e nem sei o que faço”, disse, aos prantos e muito nervosa.

Pais de candidatos também acompanharam a movimentação dos filhos e criticaram o fato de haver apenas um portão de acesso para o prédio do Pitágoras. Muitos candidatos precisaram deixar os veículos no estacionamento e dar a volta para acessar o portão principal. “Foi um Deus nos acuda e complicou bastante, por isso, também, esse corre-corre”, disse Ribamar Lopes, que acompanhava um candidato.

A candidata Zarife Fialho, que já é universitária e cursa uma faculdade particular, em Parnaíba (PI), busca agora uma vaga na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Já curso Medicina em uma particular e quero passar para a UFMA. Estou confiante, pois gostei bastante da redação, no domingo passado, abordando a questão das fake news. Agora, é torcer para que dê tudo certo hoje”, disse ela, enquanto aguardava o sinal para entrar.

Desde 2016, o governo brasileiro discute e aperfeiçoa o processo do Enem. Desde a última edição, as provas passaram a ser aplicadas em dois domingos consecutivos. Participantes com deficiência auditiva também tiveram acesso à Vídeoprova, traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em relação à segurança, o número de detectores de metal foi incrementado, as provas passaram a ser personalizadas e estrearam os detectores de ponto eletrônico.

No dia 18 de janeiro de 2019, quando sairá o resultado do Enem 2018, será possível saber a nota dos candidatos que fizeram a prova. O gabarito oficial será divulgado no próximo dia 14. Muita gente fica ansiosa para ver como foi o desempenho na prova. É o caso do candidato Paulo Victor Borges, que quer usar a nota do Enem para cursar Física Licenciatura. “Estou tranquilo, principalmente porque tirei o dia para relaxar. Gostei das provas do último domingo e hoje espero que goste também”, disse ele, antes de entrar na sala.

SAIBA MAIS

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.