CAMPANHA

O Estado fará campanha pelo Dia do Diabetes

Ação será realizada no dia 14, no São Luís Shopping, com diversos atendimentos

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Atividade acontece no dia 14
Atividade acontece no dia 14 (diabetes)

No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Para chamar atenção sobre os cuidados essenciais para evitar e tratar a doença, O Estado e parceiros prepararam uma programação especial que será realizada no São Luís Shopping, uma campanha de educação e prevenção contra o diabetes, e disponibilizará atendimentos médicos gratuitos em diversas especialidades para a população.

Por meio de parceria com a Mãe Terra, SINCS - Cartão Assistencial e Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão (CRM-MA), a campanha oferecerá, atendimentos gratuitos com multiespecialidades médicas para prevenção e cuidados com a diabetes.

A ação será realizada das 10h às 22h, próximo ao Banco Bradesco do São Luís Shopping, ao lado da Sorveteria San Paolo. Entre as especialidades presentes, oferecendo pré-consultas, estarão: Endocrinologia, Oftalmologia, Dermatologia e Odontologia. O público visitante terá acesso gratuitamente a exames de “fundo de olho”, teste de glicemia, entre outras.

Entre os anos de 2010 e 2016, o diabetes vitimou com óbitos 15 mil pessoas no Maranhão. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o número cresceu 25% no período, saindo de 1.847 mortes para 2.314 no ano de 2016. Na contramão dos óbitos, a quantidade de internações cresceu: foram 4.865 em 2010 e 8.881, em 2016.

O diabetes é responsável por complicações, como a doença cardiovascular, a diálise por insuficiência renal crônica e as cirurgias para amputações dos membros inferiores, por isso o diagnóstico prematuro é essencial para o tratamento da doença.

SAIBA MAIS

O que é diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suciente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Instituída por uma resolução das Nações Unidas em 2006 e comemorada pela IDF (International Diabetes Federation) desde 1991, a data do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, é o dia do nascimento do canadense Frederick Banting, descobridor - juntamente com Charles Best - da aplicação de insulina (1921). Mais de 160 países, onde estão as cerca de 200 associações membros da IDF, participam das atividades iluminando monumentos e promovendo campanhas de conscientização e prevenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.