Enem 2018

Grupo Mirante promoverá segundo aulão, sábado, véspera do Enem

Destaque será para a trinca dos professores do Curso One, um dos parceiros do projeto Revisão Enem; no aulão de sábado (10), One comentou tema de redação; no próximo domingo (11) provas serão de Matemática, Física, Química e Biologia

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

[e-s001]O Grupo Mirante promoverá, no sábado (10), das 8h ao meio-dia, no Cinesystem (no Rio Anil Shopping) mais um aulão de véspera para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo, dia 11. O evento faz parte do projeto “Revisão Enem” - que conta com os parceiros Curso One, Skill Idiomas, Faculdade Pitágoras e Upaon-Açu. Além do aulão, também será realizada a aula especial na Rádio Mirante AM com professores do One, em especial, das 22h às 23h, na quinta-feira (8).

No aulão de sábado (10), além das dicas dos professores Henrique Paiva (Física), Sena Neto (Biologia) e Fernando Mattos (Química), também serão dadas dicas pelo nutricionista Saulo Campos, trazido pelo Curso One e ex-aluno da instituição. Na oportunidade, o especialista falará sobre a dieta que deve ser seguida, preferencialmente, pelo candidato, horas antes do exame.

O Estado acompanhou um dos dias de atividades no Curso One e a preparação dos alunos para o segundo dia do Enem, que englobará matemática (45 questões) e ciências da natureza (Física, Química e Biologia com outras 45 questões). O ritmo intenso das aulas e a confiança dos candidatos e, por que não dizer, futuros universitários chama a atenção. “Me preparei bastante para estes dias. Estou muito confiante e recebendo dicas muito boas dos professores”, disse Thayna Barbosa, aluna do Curso One.

Em uma das aulas, ministrada por Fernando Mattos, o tema era química orgânica e suas fórmulas. Sobre elas, para Henrique Paiva – diretor e fundador do Curso One – o ideal é que o candidato ou candidata tenha conhecimento de todas. Porém, para ele, as disciplinas de áreas exatas são muito mais voltadas para a interpretação de texto. “Você tem que saber a fórmula. Mas não se trata de uma aplicação direta e simples. É preciso entender o contexto do enunciado, interpretá-lo e abstrair deste corpo de informações, os números para a aplicação das fórmulas”, disse.

[e-s001]Ele também deu alguns macetes. Para o professor, algumas das questões do próximo domingo poderão ser resolvidas sem ao menos um cálculo. “Há questões que podem ser resolvidas de forma lógica, sem qualquer uso de fórmula. Isso dá mais confiança para o estudante e dinamiza o tempo, já que ele terá mais tempo para resolver outras questões que, com certeza, darão mais trabalho”, afirmou.

One acerta Redação
No aulão de sábado (3), a professora de língua portuguesa, Geise Marques, praticamente acertou o tema da redação do primeiro dia de provas do Enem, aplicada no dia seguinte. Na atividade, a docente abordou a influência da tecnologia na sociedade brasileira. É a quinta vez consecutiva que a profissional de educação acerta o tema.

Você tem que saber a fórmula. Mas, não se trata de uma aplicação direta e simples. É preciso entender o contexto do enunciado, interpretá-lo e abstrair deste corpo de informações, os números para a aplicação das fórmulas”Henrique Paiva, diretor e fundador do Curso One

“Acredito que se trata de um tema fundamentalmente atual, que suscita várias teses e engloba um universo de informações. No aulão, trouxemos este tema e o contextualizamos com gráficos e vídeos que deixaram os alunos, sem dúvida, mais confiantes”, disse Geise Marques a O Estado.

Vídeos
No Imirante.com e na TV O Estado estão disponíveis vídeos, produzidos nos estúdios da TV Mirante, com dicas para organizar o tempo de estudo. No sábado (10), será publicada em O Estado a última edição do Avance Revisão Enem.

SAIBA MAIS

Dicas para o segundo dia de provas
-Ler toda a prova;
-Separar as questões consideradas fáceis das difíceis;
-Resolver àquelas em que o (a) aluno (a) tenha mais domínio;
-Memorizar fórmulas;
-Na véspera da prova, procurar atividades “relaxantes”;
-Interpretar corretamente os enunciados das questões, em especial, das áreas de cálculo.


Responsabilidade e equilíbrio emocional
Nesta semana, mais importante do que o estudo propriamente dito, é conseguir uma rotina que permita você estar física e emocionalmente pronto para mostrar tudo que sabe na hora do exame. Por isso, siga essas simples recomendações, mas que podem fazer toda a diferença:
-Responsabilidade com bebidas alcoólicas. Em outras palavras, não beba.

-Evite esportes radicais ou de muito contato, como futebol por exemplo. Afinal, uma perna quebrada neste momento é um empecilho que, certamente, não é nada bem vindo.

-Horas antes do exame, evite alimentos pesados. Dê preferência para saladas, frutas e carnes magras.
Relaxe! Fazer uma boa caminhada, namorar e ir ao cinema são passatempos gostosos e que tirarão boa parte da tensão que uma prova tão importante quanto o Enem traz.

-Para os próximos dias, a recomendação é de estudos moderados e direcionados, responsabilidade e preparação emocional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.