Estado Econômico

Semana de Empreendedorismo terá 80 eventos no Maranhão

Em todo o Brasil serão mais de 3 mil eventos, em 460 cidades, uma iniciativa que reúne 239 instituições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Estado Econômico)

Com uma programação em todo o estado que contará com 82 eventos para serem realizados ao longo deste mês, o Sebrae no Maranhão lança nesta segunda-feira (5), a 11ª Semana Global de Empreendedorismo (SGE). Em em todo o Brasil essa ação do Sebrae terá mais de 3 mil eventos, mobilizando 239 instituições em mais de 460 cidades brasileiras.
Este ano, os principais temas da Semana Global são o empreendedorismo de impacto social, o feminino e o empreendedorismo inovador, todos tendo como base o público jovem.
Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins (foto), os temas mais escolhidos são um reflexo da necessidade que os pequenos negócios têm. ”Tempos mais difíceis exigem um refinamento na gestão e estes temas ajudam os pequenos negócios a ter uma gestão mais assertiva e garantem que poderão passar pelas turbulências com mais facilidade”, afirmou.
Nos últimos três anos, apenas no Brasil, mais de 2,5 milhões de pessoas participaram de cerca de 10 mil atividades da Semana Global do Empreendedorismo, o que torna o país o principal incentivador da modalidade em todo o mundo, rendendo sete premiações internacionais. A tendência é que os números de 2018 sejam ainda maiores do que no ano passado.
Até agora, os temas que mais têm despertado atenção dos participantes da Semana Global do Empreendedorismo são vendas e marketing, planejamento estratégico, finanças, gestão de negócios e inovação. São Paulo, que hoje tem o maior número de micro e pequenas empresas em todo o país, lidera o número de eventos. Até agora, já são 243 mil o número de vagas disponibilizadas.

“Natal em Família”

Para celebrar o evento mais importante do varejo, o São Luís Shopping apresenta a
sua campanha natalina na próxima sexta-feira (9), que este ano tem como tema "Natal em Família".
Ainda como parte da campanha, o empreendimento fará o sorteio de um carro Audi zero quilômetro, no dia 4 de janeiro de 2019. A cada R$ 300,00 em compras, o consumidor receberá um cupom que lhe dará direito a participar da promoção.

1ª Virada Empreendedora

O Sebrae Maranhão e as Empresas Juniores de São Luís, realizam dia 7, a 1ª Virada Empreendedora, evento que acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com programação das 9h às 21h.
Serão 12 horas de conteúdo distribuídas entre palestras, talks-shows, com temas como “Inspiração Jovem”, “Inspiração Social” e “Empreendedorismo Feminino”, além de ações de qualidade de vida e atrações culturais.

Jovens aprendizes

No primeiro semestre do ano, ocorreu a contratação de 227.626 jovens aprendizes em todo o Brasil, segundo dados do Caged do Ministério do Trabalho.
De acordo com a legislação, todas as empresas de médio e grande portes devem manter em seus quadros de funcionários adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos na modalidade de aprendiz. Para os aprendizes com deficiência não há limite máximo de idade. As cotas variam de 5% a 15% por estabelecimento.

Competição Senac

O Restaurante Senac em São Luís realizou simulado de índice técnico com o intuito de preparar o estudante maranhense Apolo Campos, que representará o estado na Competição Senac de Educação Profissional, que acontecerá de 18 a 24 de novembro,
em Vitória (ES).
As competições que ocorrem em etapas regionais e nacional, visam chegar a WorldSkills, maior evento de Educação Profissional do mundo, que acontecerá na Rússia, em 2019.

Pensando no futuro

Dados do Indicador de Reserva Financeira da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que, no último mês de agosto, dois em cada 10 (19%) brasileiros que pouparam alguma quantia separaram parte da renda pensando no momento de se aposentar.

Frase

“Não existe exemplo de país com as dimensões territoriais e populacionais do Brasil que tenha se desenvolvido
sem um setor industrial forte e dinâmico”

Paulo Skaf
Presidente da Fiesp

Varejo

Suspeita de fraude
Segundo pesquisa realizada pela Cybersource sobre o e-commerce brasileiro, 7,6% dos pedidos online são rejeitados por suspeita de fraude e 86% dos lojistas fazem revisão manual dos pedidos. Pelo menos 56% são aprovados manualmente e 1,6% da receita do estabelecimento se converte em chargeback (transação negada por tentativa de fraude).

Pequenos e empregos
O aplicativo Sine Fácil , lançado em 2017 pelo Ministério do Trabalho superou a marca dos
2 milhões de downloads (2.006.181) e chegou a
mais de 840 mil trabalhadores encaminhados para seleções em todo o país. Pelo app, o usuário pode cadastrar currículo, consultar vagas, saber o
resultado de processos seletivos e acompanhar o pagamento do Seguro-Desemprego – tudo na
palma da mão.

Produtividade na indústria
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) revisou a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano e estima que a data movimentará R$ 34,5 bilhões. A previsão de contratação de trabalhadores temporários também aumentou de 72,7 mil para 76,5 mil vagas.
“Naturalmente, com a melhora nas expectativas de vendas, a demanda por trabalhadores temporários no varejo deverá crescer”, aponta Fabio Bentes (foto), chefe da Divisão Econômica da CNC.

Taxa Selic
A Força Sindical se posicionou sobre a decisão do Copom em manter a taxa Selic no patamar de 6,5% ao ano, argumentando que o governo, ao adotar uma política econômica que reduziu os juros no estilo ‘conta-gotas’ e, nas últimas reuniões, decidiu por conservar a taxa, atendeu única e tão somente aos interesses dos banqueiros e dos grandes speculadores.

Contratações
A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho apontou que, em 2017,
houve um avanço na contratação de pretos e pardos no país em comparação a 2016. O destaque ficou com o nível superior (completo e incompleto),
no qual a participação cresceu 8,6% e 2,9%, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.