Geral | Enem 2018

“Revisão Enem” atrai centenas de estudantes para aulão neste sábado

Evento, presencial, promovido pelo Grupo Mirante, é desenvolvido com uma didática de entretenimento.
Daniel Júnior/ O ESTADO03/11/2018 às 11h47
“Revisão Enem” atrai centenas de estudantes para aulão neste sábado Neste sábado (3), foi apresentado conteúdos das disciplinas de redação, história, filosofia, geografia, inglês e português. (Revisão Enem)

SÃO LUÍS - Aproximadamente 450 estudantes participaram do primeiro dia do “Revisão Enem”, evento promovido pelo Grupo Mirante, realizado durante a manhã deste sábado (03), no Cinesytem do Rio Anil Shopping, no bairro da Cohab, em São Luís. O aulão, presencial, é desenvolvido com uma didática de entretenimento e, hoje, foi apresentado conteúdos das disciplinas de redação, história, filosofia, geografia, inglês e português, as quais vão compor o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas amanhã, dia 4.

“A redação do Enem causa bastante receio nos estudantes, mas é importante não ficar tenso, e estudar os temas mais relevantes deste ano. Além disso, procurar alguns temas de provas anteriores. A revisão está sendo muito importante, para aprimorar ainda mais os conteúdos passados nos cursinhos”, afirmou Rudrigo Sérgio Lima, professor de geografia do curso One.

A estudante Yasmin Pereira, de 18 anos, tentará uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Estou com uma expectativa boa, de que farei uma ótima prova. Estudei para isso e hoje estou aqui na revisão para relembrar pontos importantes. Estou gostando muito. Achei bem interativa a revisão”, afirmou Pereira.

A programação de hoje teve a participação do grupo comediante Pão com Ovo, um bate-papo com a youtuber Débora, do canal Heydebee, e boas-vindas ao evento, com Débora Puça, diretora do curso Upaon Açu. Professores dos cursos preparatórios One e Skill ministraram as aulas neste primeiro dia. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no Maranhão, 216.755 estudantes estão inscritos para fazer as provas do Enem este ano, que ocorrerá em dois domingos consecutivos. O segundo e último dia do “Revisão Enem” será no próximo sábado, dia 10.

“Nesta reta final, o importante é relaxar e relembrar os conteúdos que foram estudados no decorrer do curso. Não há necessidade para desespero. A revisão é extremamente importante, mas deve ser realizada de forma dinâmica”, explicou Giselle da Mata, aconselhou de inglês do Skill.

Amanhã, dia 04, os candidatos farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias. No próximo domingo, dia 11, serão aplicadas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. Em decorrência do Horário de Verão, os portões serão fechados, no Maranhão, às 12h.

Trânsito:

Os ônibus vão circular em São Luís com 100% da frota, conforme informou a Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Essa ação será executada nos dois domingos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A SMTT comunicou ainda que vai reforçar o disciplinamento e ordenamento do trânsito em vários pontos estratégicos e de maior fluxo de veículos durante o acesso de estudantes aos locais de prova.

Para a efetivação das ações de trânsito a SMTT disponibilizará um total de 60 agentes de trânsito, 15 motos e 11 viaturas nos dois dias do certame. As motocicletas serão utilizadas para chegar com agilidade aos locais de difícil acesso em decorrência de possíveis colisões e bloqueios viários.

Serão reforçadas, nos dias do Enem, as linhas de ônibus Campus/Terminal Praia Grande, Campus/Praça Deodoro, Uema/Ipase e Terminal/BR-135, garantindo assim o deslocamento dos candidatos. As empresas do Sistema de Transporte Urbano de São Luís deverão operar nos dias 4 e 11 de novembro, nas faixas de horários das 7h às 11h e das 14h às 18h, com frota total operante programada para os dias úteis.

A operação de trânsito será realizada com a intensificação do disciplinamento e orientação dos condutores, destacando as intervenções em rotatórias, bloqueio de conversões e retornos, liberação de áreas de embarque e desembarque, regularização e orientação de estacionamentos, além de ações para garantir a preferência do fluxo de veículos no sentido das instituições de ensino, locais de realização do Enem.

A Prefeitura fará ações em pontos como Avenida Jerônimo de Albuquerque (elevado da Cohama, rotatória da Cohab); avenidas São Luís Rei de França (Faculdade Pitágoras/Fama) e São Sebastião; cruzamento da Forquilha com Cruzeiro do Anil; cruzamento do Parque Vitória, Posto Natureza; rotatória da Polícia Militar (Calhau); rotatória Avenida dos Holandeses com a Avenida Daniel de La Touche; Ceuma Anil; UNDB; Canto da Fabril; cabeceira da Ponte São Francisco; CEST (Anil);Cintra; e pontos estratégicos no Centro. Locais não citados nesta lista podem ser inseridos, de acordo com a necessidade.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2018 - Todos os direitos reservados.