Feriado àqueles que já se foram

Cemitérios têm programação especial no Dia de Finados

Parque Jardim da Paz ajusta os últimos preparativos para receber visitantes; outros, como o do Gavião, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, também já estão preparados para receber as pessoas que prestarão homenagens

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cemitério Jardim da Paz ultima preparativos para o Dia de Finados
Cemitério Jardim da Paz ultima preparativos para o Dia de Finados (finados)

Os cemitérios da Região Metropolitana de São Luís estão preparados para receber milhares de visitantes amanhã (2), feriado tradicional de Finados. Alguns deles farão, por causa da grande demanda, programações especiais com estímulo a atos de fé e religiosidade. Em algumas, estão previstas apresentações musicais com repertórios cujas letras fazem menção à morte.

No Parque Jardim da Paz, na MA-201 - Estrada de Ribamar -, a administração finaliza os últimos ajustes. A expectativa é de que mais de cinco mil pessoas passem pelo local durante o Dia de Finados. Para isso, amanhã (2), a partir das 6h, haverá abertura com ato de acolhimento dos visitantes que chegarem mais cedo. Em seguida, às 8h, ocorrerá o Terço da Misericórdia, de grande importância para a comunidade católica.

Às 8h15, será celebrada missa campal. Depois, às 9h30, haverá musical com homenagens às pessoas que estão sepultadas no local. Às 10h, nova missa campal, e meia hora mais tarde será executado novo musical com homenagens.

A programação matutina do Jardim da Paz será finalizada a partir das 11h20, com pregação e oração com a presença de membros da Arquidiocese de São Luís. À tarde, a partir das 14h, acontecerá momento de evangelização com os visitantes.
Uma hora depois, novo momento de oração e pregação da palavra de Deus.

A partir das 16h será celebrada nova missa, e a programação será encerrada às 17h30, com musical com homenagens. “Nossa agenda visa marcar as pessoas que não estão mais entre nós, demonstrar o respeito a elas e relacionar com um momento de fé, em que as pessoas que permanecem vivas dedicam tempo para orações, pedindo paz e tranquilidade aos seus entes queridos”, disse o gerente-geral do Jardim da Paz, Flaynon Martins.

Segundo ele, a programação especial do dia de Finados é uma tradição do Jardim da Paz - fundado em 1987 com o objetivo de atender aos clientes de forma humanizada e diferenciada. “Além de investir na estrutura, a empresa também pensa no bem-estar dos visitantes. Para isso, aplica recursos em melhorias no cemitério que deverão ocorrer periodicamente”, disse.

Outros cemitérios
Além do Jardim da Paz, outros cemitérios, como o Gavião - o mais antigo em funcionamento em São Luís, atualmente - e o Parque da Saudade, também promoverão atividades durante o Dia de Finados. Entre elas, missas e rituais de fé em respeito aos mortos.

SAIBA MAIS

Desde fevereiro de 2016, o Jardim da Paz investiu no serviço de cremação, um processo de transformação do corpo em cinzas, respeitando o desejo das pessoas que não querem ser sepultadas de maneira tradicional.

PROGRAMAÇÃO

Manhã
6h - Abertura com acolhimento
8h - Terço da misericórdia
8h15 - Missa campal
8h30 - Apresentação do cerimonial
9h30 - Musical com homenagem
10h - Missa campal
10h30 - Musical com homenagem
11h20 - Pregação
11h40 - Oração
Tarde
14h às 15h - Evangelização
15h - Pregação + Oração
15h30 - Musical com homenagem
16h - Missa campal
16h30 - Apresentação de cerimonial
17h30 - Musical com homenagem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.