Eleições 2018

Sem demora para votar e justificativas marcaram o dia

Devido à escolha ter se resumido apenas ao candidato à presidente da República, o eleitor da Grande Ilha não demorou no procedimento e poucos lugares tiveram filas para a votação; índice de abstenção deverá ser alto

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Escola no Vinhais teve pouca movimentação
Escola no Vinhais teve pouca movimentação (eleições vinhais)

SÃO LUÍS- ​O tempo curto para votar - em média dez segundos - e o alto índice de eleitores que procuraram a ficha para a justificativa eleitoral marcaram ontem (28) o segundo turno das eleições na maior parte da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada nas cidades. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), devido à escolha ter se resumido apenas ao candidato a presidente da República, a maior parte das 692.497 pessoas aptas a votar não demoraram no procedimento. Em quase a totalidade das seções, mesmo durante a manhã, houve poucas filas.
A grande maioria do eleitorado da capital maranhense e demais cidades da Região Metropolitana optou por votar no turno matutino. Na Unidade Integrada José Giorcelli Costa, na Madre Deus - na 1ª Zona - seção 125 muitos eleitores foram vistos minutos após a abertura do horário do pleito.
Neste local, alguns eleitores tiveram dificuldade com a identificação biométrica. Idosos também procuraram cedo as seções. "Gosto de votar mais cedo e, assim que posso, exerço o meu direito e vou curtir o meu domingo", disse o aposentado Ubiratan Ferreira, de 72 anos. Durante a manhã, nenhuma situação grave foi registrada.
No Centro de Ensino Cidade de São Luís, na Cohab, às 9h não era mais vista qualquer fila em seções. Em várias delas, os mesários passaram vários minutos sem receber ninguém "Esperamos que ela termine desta maneira", disse a funcionária Jorgiana Lopes. No bairro do Anil, nas seções visitadas por O Estado, o eleitor votou sem problema e sem fila.
No Vinhais, na Unidade Integrada Professor José de Nascimento Moraes, a votação também ocorreu sem intercorrências. "No primeiro turno, isso aqui tava lotado, mas hoje [ontem] não houve nenhum problema", disse Maria de Fátima, colaboradora dos trabalhos da Justiça Eleitoral na unidade escolar.
Em um dos locais que concentra o maior número de eleitores na capital maranhense, no Liceu Maranhense, o saldo da votação também foi considerado positivo. Às 10h não havia qualquer fila no local. A tranquilidade também foi vista em seções do Renascença e da área Itaqui - Bacanga. Na Vila Embratel, seções com pouca movimentação.

Mudanças de seções
Se no primeiro turno, as mudanças de eleitores de seções eleitorais causaram várias reclamações, o mesmo não ocorreu neste segundo turno. No Centro Educacional Sarney Costa, no São Francisco, a Justiça Eleitoral fixou uma lista com os eleitores destinados a votar no local. Ou seja, o (a) cidadão (ã) já sabia, de início, se estava autorizado a exercer o direito popular na unidade. "Facilita para nós. Fora que como eu já tinha essa informação de que não poderia ter a seção no primeiro turno, logo, no segundo turno já fui direto onde votar", disse o aposentado José Maria da Silva, de 73 anos, que votou na escola no São Francisco.

Justificativa
Em várias seções eleitores da capital maranhense e de outras cidades da Ilha, vários eleitores procuravam as fichas para fazer o procedimento de justificativa eleitoral, permitido pela legislação vigente. Apesar da possibilidade, em alguns locais, as fichas acabaram rapidamente. Foi o que aconteceu no Colégio Militar Tiradentes no Parque Vitória. "No primeiro turno, eu também tive o mesmo problema. Não consegui justificar. Hoje [ontem] aconteceu a mesma coisa. É um absurdo isso", disse o aposentado José Airton de Oliveira, de 69 anos.
Questionado, o TRE informou ontem que buscava soluções. Fiscais do próprio tribunal orientavam os eleitores nos locais em que não havia mais justificativas para o procedimento para procurar órgãos ligados à Justiça a partir da próxima quarta-feira (31). Quem quiser justificar, pode ainda acessar o site www.tre-ma.jus.br para fazer o procedimento.

"Santinhos" sumiram

A cena comum no primeiro turno com os famosos "santinhos" espalhados na entrada das seções da capital maranhense não foi vista neste segundo turno. Apesar da mobilização dos agentes de limpeza, na maior parte dos locais, os eleitores encontraram prédios limpos e sem concentração de sujeira.

Em Ribamar, eleitores tiveram que ter mais paciência para votar

Se na capital maranhense, em geral, os eleitores não demoraram na votação, em outros municípios a situação foi diferente. Em São José de Ribamar, várias pessoas reclamaram do baixo número de seções e do "tempo perdido" nas filas. À tarde, ontem (28), o tempo de espera foi mais curto.

No Colégio Militar Tiradentes, no Parque Vitória, na 47a Zona Eleitoral, a maior concentração de eleitores foi vista durante o dia na seção 453. Pessoas idosas, mesmo com prioridade, tiveram que esperar por mais de 20 minutos para votar. Outros eleitores chegaram cedo e, ainda assim, aguardaram por meia hora. "Falta um pouco mais de organização também. Fora que tem pouca seção para gente", disse Maria Aparecida, de 58 anos, eleitora ribamarense.

O Estado também apurou que problemas semelhantes foram observados em seções de Paço do Lumiar. Na Raposa, o clima foi mais tranquilo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.