Cidades | Eleições 2018

Sem demora para votar e justificativas marcaram o dia

Devido à escolha ter se resumido apenas ao candidato à presidente da República, o eleitor da Grande Ilha não demorou no procedimento e poucos lugares tiveram filas para a votação; índice de abstenção deverá ser alto
Thiago Bastos / O Estado 29/10/2018

SÃO LUÍS- ​O tempo curto para votar - em média dez segundos - e o alto índice de eleitores que procuraram a ficha para a justificativa eleitoral marcaram ontem (28) o segundo turno das eleições na maior parte da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada nas cidades. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), devido à escolha ter se resumido apenas ao candidato a presidente da República, a maior parte das 692.497 pessoas aptas a votar não demoraram no procedimento. Em quase a totalidade das seções, mesmo durante a manhã, houve poucas filas.
A grande maioria do eleitorado da capital maranhense e demais cidades da Região Metropolitana optou por votar no turno matutino. Na Unidade Integrada José Giorcelli Costa, na Madre Deus - na 1ª Zona - seção 125 muitos eleitores foram vistos minutos após a abertura do horário do pleito.
Neste local, alguns eleitores tiveram dificuldade com a identificação biométrica. Idosos também procuraram cedo as seções. "Gosto de votar mais cedo e, assim que posso, exerço o meu direito e vou curtir o meu domingo", disse o aposentado Ubiratan Ferreira, de 72 anos. Durante a manhã, nenhuma situação grave foi registrada.
No Centro de Ensino Cidade de São Luís, na Cohab, às 9h não era mais vista qualquer fila em seções. Em várias delas, os mesários passaram vários minutos sem receber ninguém "Esperamos que ela termine desta maneira", disse a funcionária Jorgiana Lopes. No bairro do Anil, nas seções visitadas por O Estado, o eleitor votou sem problema e sem fila.
No Vinhais, na Unidade Integrada Professor José de Nascimento Moraes, a votação também ocorreu sem intercorrências. "No primeiro turno, isso aqui tava lotado, mas hoje [ontem] não houve nenhum problema", disse Maria de Fátima, colaboradora dos trabalhos da Justiça Eleitoral na unidade escolar.
Em um dos locais que concentra o maior número de eleitores na capital maranhense, no Liceu Maranhense, o saldo da votação também foi considerado positivo. Às 10h não havia qualquer fila no local. A tranquilidade também foi vista em seções do Renascença e da área Itaqui - Bacanga. Na Vila Embratel, seções com pouca movimentação.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte