Aprendizado

Metodologias Ativas discutido durante seminário

O evento ocorreu em uma escola da capital e teve como uma das pautas principais o aluno como sendo o centro de seu aprendizado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(seminário)

Metodologias Ativas e as práticas educacionais inovadoras foi o tema do Seminário Crescer, ocorrido durante a manhã de sábado, 27, na escola Crescimento, localizada no Calhau, destinado aos profissionais da área da educação e pais dos alunos do Grupo Crescimento.

A palestra de abertura desse evento foi feita pela doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Lilian Cassia Bacich Martins. Ela declarou que as metodologias ativas estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e colocam o discente como sendo o protagonista de seu próprio aprendizado. “Nessa nova metodologia, o aluno é o centro de seu aprendizado, enquanto, o professor serve como mediador”, explicou Lilian Bacich.

Edvania Jodark, que é diretora pedagógica da Escola Crescimento, informou que esse tipo de metodologia educacional está sendo adotado por essa instituição há vários anos e vem refletindo no aprendizado do discente. “Ter o aluno no centro acaba tornando o mais crítico para a vida como também para o mundo. O discente interessado no conteúdo abordado desenvolve com mais qualidade”, explicou a diretora pedagógica.

A professora do 1º ano do Grupo Crescimento, Ísis Carneiro, também afirmou que as metodologias ativas consistem em incentivar os alunos para apreenderem de forma autônoma e participativa. Isso pode ser feito por meio de aula no laboratório, trabalhos em equipes e até mesmo simulações de problemas.

Workshops

Os profissionais da área de educação ainda durante esse evento também participaram de vários workshops, dentre eles, “O uso de plataforma adaptativa no ensino da Matemática”, “Pensamento Computacional e aprendizagem ativa”, “Com quantos vídeos mudamos a nossa aula?”, “Read Aloud”, “E.S.A. em Team-Based Learning” e a oficina “Everyone Can Code”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.