Livro

Editora Verus lança romance histórico de Emma Donoghue

Irlandesa, autora de “Quarto”, discute fé e ciência em “O Milagre”, no qual aborda caso das santas jejuadoras, mulheres que eram tidas como milagre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Livro "O Milagre")

SÃO LUÍS - Autora aclamada pela qualidade literária, a irlandesa Emma Donoghue tornou-se ainda mais conhecida depois que seu romance, “Quarto”, foi adaptado para o cinema dando origem ao filme “O quarto de Jack”, indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado e que valeu o prêmio de melhor atriz a Brie Larson. Em sua nova investida, Emma Donoghue ambienta sua trama nos séculos XVI e XVII.

Nesta época, ganha notoriedade na Irlanda o caso das santas jejuadoras, mulheres de diferentes faixas etárias que eram enaltecidas e consideradas um milagre por sobreviverem sem alimento por longos períodos. É o que acontece com Anna O’Donnell, de onze anos. Em um vilarejo da Irlanda permeado pela religiosidade e cuja memória do período da Grande Fome irlandesa ainda estava muito viva, a menina virou uma atração ao afirmar não se alimentar por quatro meses, desde o seu último aniversário.

Para sobreviver, apenas três colheres de água por dia e muitas orações. Seu testemunho se espalha e, rapidamente, a humilde casa da família vira santuário de peregrinação. Ela atraiu atenção suficiente, dividida entre céticos e crentes, para que um comitê fosse contratado para acompanhar Anna 24 horas por dia a fim de documentar um milagre ou descobrir uma fraude.

Assim como “Quarto”, “O milagre” segue um suspense narrativo baseado nos detalhes cotidianos. Neste novo lançamento, Emma questiona a existência de Deus e mostra o embate entre a ciência e a fé. É o primeiro romance histórico da autora e foi nomeado pelo Washington Post como um dos livros notáveis de 2016. A obra chega às livrarias em outubro pela Verus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.