Balneabilidade

Cerca de 50% de pontos em praias estão impróprios

Segundo laudo de balneabilidade, apenas 11 de 21 pontos estão considerados próprios para banho

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
50% dos pontos analisados estão impróprios
50% dos pontos analisados estão impróprios (impropria)

SÃO LUÍS - De acordo com o último laudo de balneabilidade das praias de São Luís e Região Metropolitana, referente ao período de 9 de setembro a 6 de outubro, 11 dos 21 pontos analisados estão considerados próprios para banho. Praias do Meio e Araçagi, localizadas no município de São José de Ribamar, foram as únicas que registraram propriedade total nos pontos onde são analisadas amostras da água. Do total, 10 pontos ainda seguem impróprios para banho.

Segundo o laudo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), todos os pontos da Praia da Ponta d’Areia estão impróprios; na de São Marcos, dos cinco analisados, dois seguem impróprios; no Calhau, dos três pontos, um foi considerado impróprio. Já no Olho d’Água, um está próprio e o outro impróprio para o banho.

Banho de mar
Com dias ensolarados e propícios para um banho de mar, a balneabilidade das praias da Grande São Luís que tem registrado periodicamente resultados negativos não tem sido empecilho algum para que banhistas, mesmo estando conscientes da qualidade da água, adentrem ao mar. Durante o último final de semana, que prolongou o feriado de 12 de outubro, O Estado verificou grande número de banhistas nas praias, aproveitando o lazer. “A gente até fica receoso, mesmo quando o resultado mostra que o ponto está próprio, mas como são essas as únicas praias que nós temos e um dos poucos e acessíveis pontos de lazer, a gente mergulha de cara e seja o que Deus quiser. Mas sim, é um erro, principalmente quando a gente sabe que poderia evitar de fazer”, explicou o empresário Júlio dos Santos, que aproveitou o sábado em um ponto impróprio na praia de São Marcos.

Ao contrário de Santos, o professor Leudson Coelho, que costuma frequentar as praias de São Luís como lazer e divertimento com os colegas, afirmou ser bastante cauteloso quanto a água e mesmo com vontade, evita adentrar ao mar. “Eu sempre levo em consideração o laudo que atesta que as praias da capital estão inadequadas para banho. Além disso, procuro, também, atentar para outros pontos, como a poluição direta de muitos banhistas, que descartam o lixo inadequadamente e o jorramento do esgoto, na Avenida Litorânea, que é visível a todos, e provoca mau cheiro por toda extensão da praia”.

Ao que se deve a impropriedade

Durante o período chuvoso, a impropriedade de alguns dos pontos analisados se dava pela Extrapolação dos Valores Máximos Permitidos para Enterococos, pelo carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas e drenagem fluvial para as águas marítimas.

Agora, com a estiagem, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ressalta que, de acordo com a Resolução CONAMA 274/200 Art. 2º § 4º, se for verificada presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas e outras substâncias, capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável a recreação, o trecho pode ser considerado impróprio.

Em tese, a mesma resolução também pontua que a medida deve ser adotada quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou 100 enterecocos por 100 mililitros; ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros ou 400 Enterococos por 100 mililitros.

O que dizem os órgãos competentes

Por meio de nota, a Sema esclareceu que não e possível identificar exatamente o motivo da poluição em alguns pontos da orla marítima, mas ressaltou que, quando essa situação é verificada, o local é imediatamente interditado.

Por sua vez, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que é executora do Programa Mais Saneamento, do Governo do Estado, que tem como objetivo aumentar de 4% para 70% o índice de esgoto tratado na capital. Para tanto, o Mais Saneamento vem executando diversas ações desde 2015, entre elas, a retirada de pontos de esgotos dos rios Claro, Calhau e Pimenta, todas em andamento, além da Lagoa da Jansen, obra já entregue.

Por fim, a Caema esclareceu que está em andamento, em diversos pontos da cidade, a execução de importantes obras de saneamento básico, como a implantação de redes coletoras e estações elevatórias de esgoto, bem como a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE Vinhais, entregue e em funcionando; ETE Anil em estágio avançado de construção).

Fique por dentro

Pontos impróprios

Praia da Ponta d’Areia
- Ao lado do Forte de Santo Antônio
- Atrás do Hotel Praia Mar
- Atrás do Bar do Dodô
- Em frente a Praça de Apoio ao Banhista
- Em frente ao Edifício Herbene Regadas
- Em frente ao Hotel Brisamar

Praia de São Marcos
- Em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo
- Foz do Rio Calhau

Praia do Calhau
- Em frente ao Bar Malibu

Praia do Olho d’Água
- À direita da Elevatória Pimenta I


Pontos próprios

Praia de São Marcos
- Em frente aos bares Do Chef e Marlene’s
- Em frente a Barraca da Marcela
- Em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar

Praia do Calhau
- À direita da elevatória II da CAEMA
- Em frente a Pousada Tambaú

Praia do Olho d’Água
- À direita da Elevatória Iemanjá II

Praia do Meio
- Em frente ao Bar do Piau
- Em frente ao Bar da Praia

Praia do Araçagi
- Em frente ao Fátima’s Bar
- Em frente ao Bar Novo Point
- Em frente ao Bar do Isaac

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.