Mesa

Avançam articulações pela presidência da Assembleia Legislativa

Atual presidente, Othelino Neto, já recebeu manifestação de apoio de nais da metade da nova bancada, mas ainda há movimentos de colegas governistas

Gilberto Léda/Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Mesa Diretora)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), tenta desde o início da semana consolidar-se como candidato único ao comando da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019-2020. O pleito será realizado em fevereiro, logo após a posse dos 42 deputados eleitos no último domingo, 7.

Apesar do amplo apoio a sua reeleição, o comunista ainda convive com as incômodas articulações dos deputados eleitos Marcelo Tavares (PSB) e Cleide Coutinho (PDT). Ambos chegaram a sondar outros deputados sobre a possibilidade de lançamento de uma candidatura alternativa. Neto Evangelista (DEM) também ensaiou um movimento, mas não avançou.

Cleide tem sido impulsionada a lançar-se candidata por aliados próximos, que avaliam ter ela direito a comandar a Casa como uma espécie de dívida de gratidão dos governistas ao seu marido, o ex-presidente da Assembleia Humberto Coutinho (PDT), falecido no início deste ano.

Já Tavares, apurou O Estado, tenta cavar uma candidatura como uma espécie de barganha para tentar garantir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) – a próxima a ser aberta, será preenchida por indicação do Executivo.

Othelino assumiu a presidência da Assembleia, definitivamente, no início de 2018, após a morte do então chefe do Poder Legislativo Estadual, Humberto Coutinho.

Na terça-feira, 9, apenas dois dias depois de confirmada a eleição de deputados estaduais, o deputado eleito Rildo Amaral (SD), que exerce mandato de vereador da cidade de Imperatriz, foi o primeiro a declarar publicamente apoio à reeleição do comunista.

Logo em seguida foi a vez do deputado reeleito Paulo Neto (DEM). Ele destacou a transparência e a condução técnica e política de Othelino na Casa. “É correto, leal, tem pulso, conduz a casa com competência”, declarou.

Além de Rildo e de Paulo Neto, os deputados eleitos Helena Duailibe (SD), Yglesio Moisés (PDT) e Leonardo Sá (PRTB) também já se manifestaram pela unidade em torno do nome do comunista, bem como toda a bancada do PCdoB.

Sem posição - Apesar de já ter recebido manifestações de apoio e de atuar na articulação direta pelo posto, Othelino tem evitado se manifestar publicamente sobre o tema.

Ele apenas agradeceu ao eleitorado pela votação recebida no domingo e disse que continuará com o mesmo modelo político adotado nos últimos 4 anos.

“Quero agradecer ao povo do Maranhão pela minha reeleição. Foi o reconhecimento do trabalho que fizemos nos últimos quatro anos. Eu fico muito grato pela minha vitória. A votação foi muito boa e agradeço a cada um dos meus eleitores, dos municípios que tive mais votos aos que tive menos. Além disso, o povo deu uma maiúscula vitória ao nosso campo político, com a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB), no primeiro turno, e com a eleição dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS). Foi uma sinalização objetiva e clara de quem está gostando desse novo modelo político que vem sendo implantado no estado”, disse.

Wellington revelou movimentos de Tavares

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) confirmou na quinta-feira, 11, publicamente, o que já era de conhecimento geral nos bastidores: o deputado eleito Marcelo Tavares (PSB) manteve mesmo conversas com outros parlamentares tentando construir uma alternativa à reeleição de Othelino Neto (PCdoB) como presidente da Assembleia.

A revelação foi feita num discurso do tucano.

Wellington foi à tribuna comunicar que, apesar de ter atendido a um convite de Tavares para conversar cobre a sucessão, vai votar mesmo é no atual presidente.

“O presidente Othelino nunca boicotou, nunca prejudicou, uma só audiência qualquer trabalho do mandato do deputado Wellington. E é por esse motivo que na manhã de hoje estou fazendo esse registro. E ontem eu estive reunido também com o deputado Marcelo tavares e eu o ouvi e hoje nesta Casa, não combinei com ninguém, não falei nada com ingue´m, mas liguei agora há pouco para o deputado Marcelo Tavares, e o comuniquei primeiro o que vou comunicar agora: presidente Othelino indo para a reeleição desta casa, conte com o meu voto”, reforçou.

Marcelo Tavares, apesar disso, sequer deve ser candidato, já que pensa mesmo é numa vaga no TCE. E Cleide Coutinho (PDT), que chegou a ser instigada por aliados a candidatar-se, também deve acabar apoiando o atual presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.