Eleições 2018

Frota insuficiente e Lei Seca marcaram o dia de votação

Eleitores reclamaram da frota de ônibus disponível para a votação, bares foram fechados por descumprimento da Lei Seca e alguns leitores que deveriam fazer a identificação digital dos eleitores não funcionaram no pleito

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Bar na Madre Deus descumpriu a Lei Seca
Bar na Madre Deus descumpriu a Lei Seca

SÃO LUÍS- O sistema biométrico – instrumento de identificação do eleitor em todo o país – apresentou defeitos em algumas seções da capital maranhense e do interior do estado. Por causa disso, houve demora no atendimento nestas seções, o que deixou eleitores insatisfeitos. Já a Portaria instituída pelo poder público para proibir a venda, a distribuição e o consumo de bebidas alcoólicas na capital maranhense foi cumprida em alguns estabelecimentos. Em outros, a distribuição do produto aconteceu normalmente.

Em São Luís, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, 691.537 (o que corresponde a 99,86% do total de eleitores) estavam cadastrados pela biometria. Apesar disso, vários deles somente foram identificados pela apresentação do título de eleitor e/ou documento com foto (carteira de motorista ou carteira de identidade).

Foi o caso do estudante Fábio Almeida, de 22 anos. Ele – que alegou ser cadastrado pela biometria – votou na Escola de Governo do Maranhão, na Areinha e somente foi reconhecido pela mesa de votação pelo título de eleitor. “Ou seja, se eu não tivesse trazido meu documento e confiasse apenas na digital, teria que voltar em casa para buscar o documento e votar”, disse.

Outro caso aconteceu em uma escola na região central da cidade. No local, os mesários adotaram a seguinte prática: tentavam reconhecer a digital do eleitor ou eleitora por três vezes. Caso não haja a identificação, era necessário digitar o número de inscrição para a liberação da urna eletrônica. “Foi o que aconteceu comigo, mas graças a Deus consegui votar”, disse o eleitor Tiago Dantas, que enfrentou a situação em uma escola pública no bairro Liberdade.

Frota de ônibus foi considerada insuficiente
Frota de ônibus foi considerada insuficiente

Transporte

De acordo com informações divulgadas na sexta-feira (5) pela Prefeitura de São Luís, toda a frota de coletivos da cidade estaria disponível durante as eleições. Apesar da informação, muitos usuários reclamaram da demora na espera por um ônibus. Na avenida Colares Moreira, no São Francisco, passageiros disseram ter esperado por mais de meia hora por um veículo na parada em frente ao Tropical Shopping.

Ainda ontem, um ferry-boat apresentou problemas por volta do meio-dia e meia, o que atrasou as viagens previstas no dia. Segundo apuração de O Estado, o problema aconteceu em um dos motores da embarcação. Até o fechamento desta edição, a empresa responsável pelas viagens não se pronunciou sobre o assunto.

Lei Seca
Enquanto alguns estabelecimentos cumpriram a determinação legal, outros sofreram sanções. Foi o que O Estado flagrou em bar na Madre Deus, em frente a escola José Giorceli Costa. Equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar fecharam o local, pois os responsáveis comercializaram bebidas alcoólicas. Durante a ação, havia vários clientes.

Um homem que até o fechamento desta edição não foi identificado foi conduzido por desacato. Ele seguiu para o Plantão das Cajazeiras. O dono do bar não foi localizado.

Alguns detentos puderam participar da votação
Alguns detentos puderam participar da votação

Eleição com presos
A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão confirmou que foi realizada a eleição com detentos na capital maranhense, na manhã de ontem (7), que cumprem pena em unidades, em especial, no Complexo de Pedrinhas, principal unidade do estado. Segundo o TRE, 565 presos estavam cadastrados a votar. Deste total, 314 eleitores privados de liberdade estão custodiados em nove unidades prisionais da Região Metropolitana. De acordo com o TRE, a eleição para os presos aconteceu normalmente sem ocorrências.

Uso do E-Título
Apenas alguns eleitores da capital maranhense usaram o E-Título, uma das novidades das eleições deste ano e que possibilita a emissão do título eleitoral pelo aplicativo fornecido pela Justiça Eleitoral. De acordo com eleitores entrevistados por O Estado, vários ficaram com receio da falta de reconhecimento do documento digital pelos mesários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.