Resultado

Flávio Dino é reeleito no 1º turno; Roseana agradece militância

Comunista teve mais de 59% dos votos válidos; dos candidatos em disputa pelo governo, somente Roseana Sarney se manifestou após resultado das urnas

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Flávio Dino, que votou na manhã de ontem, garantiu a reeleição ao governo do Maranhão com 59% dos votos
Flávio Dino, que votou na manhã de ontem, garantiu a reeleição ao governo do Maranhão com 59% dos votos (Flávio Dino)

Gilberto Léda
Da editoria de Política

O governador Flávio Dino (PCdoB), candidato pela coligação “Todos pelo Maranhão”, garantiu ontem a reeleição no primeiro turno da eleição no Maranhão.
Até o fechamento desta edição, com 98% das urnas apuradas, o comunista já havia registrado 1.837.283 votos, ou 59,33% dos votos válidos, sendo oficialmente declarado eleito.
Em segundo lugar ficou a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), da coligação “Maranhão quer mais”, com 926.576 votos até as 23h11 (ou 29,98% dos votos válidos).
A ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (PSL) aparentemente conseguiu capitalizar mais votos após o debate da TV Mirante, realizado na terça-feira da semana passada (2), e atingiu 7,2% dos votos válidos (ou 245.876).
O senador Roberto Rocha (PSDB) teve desempenho abaixo do esperado e ficou apenas em quarto lugar, com 2,04% (63.218 dos votos válidos).
Na sequência, Ramon Zapata, do PSTU, com 11.334 votos, e Odívio Neto (PSOL), com 11.302 votos.
Após a confirmação do resultado, o governador reeleito manifestou-se nas redes sociais sobre o resultado.
“Estamos muito felizes e gratos pela grande vitória que o povo do Maranhão nos deu nas urnas neste domingo. O trabalho vai continuar para a mudança seguir em frente”, escreveu.
O comunista convidou militantes e eleitores para um ato na Praça Dom Pedro II, em frente ao Palácio dos Leões, onde mora.
O senador Roberto Rocha informou que só se posicionará sobre o assunto nesta segunda-feira. Maura Jorge não havia comentado o resultado até o fechamento desta edição.

Roseana agradece militância, e reconhece vitória de Dino

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), candidata pela coligação "Maranhão quer mais", reconheceu, ainda na noite de ontem, a vitória de seu adversário e desejou sucesso ao governador reeleito, Flávio Dino (PCdoB), e a todos os eleitos no domingo (7).
Em nota, ela disse respeitar "a decisão da maioria".
"As eleições representam a celebração da democracia. É o momento em que os cidadãos expressam suas vontades e suas escolhas. Com os resultados já conhecidos, e em respeito à decisão da maioria, parabenizo a todos os candidatos que se apresentaram à escolha popular", destacou.
Ela também agradeceu o apoio da militância que esteve ao seu lado durante a campanha eleitoral.
"Agradeço, de coração, a todos que me ajudaram com o seu trabalho e sua dedicação em toda a minha carreira politica, especialmente nestas eleições. Ao governador Flávio Dino, aos senadores, deputados federais e estaduais eleitos, desejo sucesso no exercício de seus mandatos. A todos os maranhenses, o meu carinho e o meu reconhecimento", completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.