ARAGUAÍNA - A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) do Tocantins, por meio do Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen), confirmou ontem que cinco maranhenses estão entre os detentos que fugiram na tarde de terça-feira, 2, da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), localizada na cidade de Araguaína. Até a tarde de ontem, 10 presidiários tinham morrido durante troca de tiros com policiais, três pessoas estavam feridas. Segundo o Sispen, 18 presos estão foragidos e dois reféns continuavam desaparecidos.
Entre os mortos foi identificado o maranhense da cidade de Carolina, Álvaro de Sousa Ferreira. Na lista dos foragidos estão os maranhenses Francisco Vieira dos Santos, de Imperatriz; Lidembergue Lima Silva, de Presidente Dutra; Marcos Pablo Soares de Carvalho, de Estreito, e Werlison da Silva Martins, de Imperatriz.
Motim
A princípio ocorreu uma rebelião dentro da sala de aula da unidade no começo da tarde de terça-feira, 2. Os rebelados fizeram a professora refém e logo depois golpearam a chuçadas dois agentes penitenciários, os irmãos Mark Alves Garcia de Sousa, de 31 anos, e Magnum Alves Garcia de Sousa, de 28 anos. Também foi baleado um funcionário da empresa responsável pelos serviços de hotelaria, alimentação e manutenção do presídio.
Os feridos foram levados para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), mas não correm risco de morte. Os rebelados fugiram por uma área de matagal levando duas pessoas reféns, a professora e o chefe de plantão do presídio. A polícia foi comunicada e deu início às incursões na localidade visando localizar os fugitivos. Ainda na última terça-feira houve confronto que resultou na morte de 10 apenados.
As buscas continuam, inclusive com apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas e cães farejadores da Polícia Militar. O Instituto Médico Legal (IML) da cidade informou que até o início da tarde desta quarta-feira, 3, apenas dois corpos de apenados tinham sido liberados.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.