Inovação

Sebrae leva ‘Voucher Digital em Barreirinhas’ a encontro nacional

Experiência foi apresentada pelo gerente de Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae no Maranhão, Luís Walter Muniz; evento ocorreu no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Gerente de Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae estadual, Luís Walter Muniz, apresentou palestra no evento
Gerente de Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae estadual, Luís Walter Muniz, apresentou palestra no evento (Sebrae palestra Voucher Digital, Luis Walter Muniz)

SÃO LUÍS - Representantes do Sebrae-MA participaram do 7º Encontro Nacional da Re­de de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), realizado na última terça-feira (25), no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, e do gerente estadual de Turismo, Cultura e Eventos, Luís Walter Muniz.

Na ocasião, o Sebrae apresentou o Voucher Digital em Barreirinhas. O sistema promove uma maior agilidade, economia e controle financeiro por parte da administração municipal e agências de turismo, com relação às visitações aos atrativos turísticos do Parque Nacional dos Lençóis, um dos principais atrativos da Rota das Emoções, além de ajudar na identificação de melhorias na infraestrutura do roteiro.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o voucher também incentiva a formalização de empreendedores que atuam por conta própria e não possuem espaço físico para atendimento ao turista, levando-os a buscar soluções de associativismo para a formação da rede de atendimento turístico que garanta a qualidade e a segurança do serviço adquirido pelo visitante. O Sebrae é responsável pela sensibilização e formalização de empreendedores, além da orientação para a formação das redes de ofertas turísticas.

“Temos assento no Núcleo de Inteligência Turística e Tributária da prefeitura e contribuído para a construção e implantação desta ferramenta pública, que promoverá, de maneira efetiva, o ordenamento turístico da cidade de Barreirinhas, trabalhando também para compartilhar essa experiência com todas as cidades que compõem a Rota das Emoções e que tenham interesse em conhecer o sistema”, informou João Martins.

Luís Walter apresentou a palestra “Experiências UFs: Dados Gerados a partir do Voucher Digital em Barreirinhas-MA”, na qual destacou os resultados já obtidos com sistema implantado em Barreirinhas e os avanços com relação ao ordenamento turístico.

“O Voucher é uma ferramenta de ordenamento turístico que demandou um grande esforço, tanto do Sebrae como do poder público municipal e dos empreendedores do setor de turismo. Nos orgulha muito o fato de o Voucher ter sido algo que nasceu do esforço comum de todos os interessados no desenvolvimento do setor, onde só quem tem a ganhar com isso é o visitante da Rota das Emoções, que irá encontrar passeios mais organizados e estruturados”, destaca Muniz.

Como funciona
O sistema do voucher funciona com a prefeitura disponibilizando para as agências de turismo cadastradas um documento de preenchimento eletrônico que comprova o pagamento e o direito ao uso de um serviço ou um produto turístico, a partir do qual as agências podem co­mercializar para os visitantes dos atrativos. Após a compra por parte do turista junto à agência, todos os seus dados pessoais e dados do roteiro que irá realizar como, horário, data, destino e valores do passeio, são carregados em uma pequena pulseira, onde as informações contidas nela podem ser lidas nos terminais de controles localizados nos pontos de partidas dos atrativos.

O sistema de voucher eletrônico é pioneiro no país. Outros atrativos nacionais utilizam algo semelhante, porém sem a inovação da parte eletrônica desenvolvida em Barreirinhas. O Sebrae contribuiu com a implantação do Voucher Digital no município, em um processo que durou quase cinco anos, com a realização de encontros para discutir o assunto com o trade e o poder público local, bem como missões técnicas para troca de experiências.

O Voucher Digital proporciona redução nos custos de impressão de formulários, aquisição de papéis, armazenamento de documentos fiscais, elaboração de gráficos comparativos e relatórios gerenciais, além de ampliação da base de contribuintes e, consequentemente, a diminuição da burocracia.

Rede de inteligência

A RIMT é um ambiente virtual de compartilhamento, discussão e integração de informações e estratégias de promoção do mercado turístico, formado por representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, órgãos estaduais de turismo e parceiros da área de marketing do mercado nacional de viagens.
Neste encontro, temas como qual é o perfil de turista estrangeiro que cada destino brasileiro atrai e a demanda turística internacional foram destaques. O coordenador-geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo e mediador da RIMT, Cristiano Borges, explicou na ocasião que, o encontro é uma oportunidade de networking, troca de experiências, divulgação de informações de marketing e inovação no turismo de forma gratuita e com linguagem acessível.
Entre as estratégias promocionais discutidas no encontro de terça-feira esteve o trabalho do setor em parceria com a indústria audiovisual. Para promover os destinos, cenários e atrativos turísticos, são utilizados como locações para gravação de filmes e cenas de novela ou outros programas de televisão, alcançando o consumidor de viagens e produtos turísticos. Mesmo que de uma forma indireta, a divulgação é considerada um mecanismo eficiente de promoção dos destinos.
Estiveram presentes cerca de 50 participantes, entre representantes dos órgãos oficiais de turismo das UFs e do Sebrae nos estados, Sebrae Nacional e Embratur.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.