ARAME - A Associação dos Moradores de Arame – distante 445 quilômetros de São Luís –, e a Associação Comercial e Industrial da cidade denunciaram a O Estado o fechamento, no dia 19 deste mês, da única agência lotérica do município. De acordo com as entidades, não foi divulgada qualquer razão oficial para o encerramento das atividades da lotérica. Procurada, a assessoria da Caixa não emitiu, até o fechamento desta edição, parecer sobre o assunto.
De acordo com o presidente da Associação dos Moradores de Arame, Isaías Castro Neto, com o fechamento da lotérica, a população precisa se deslocar até a cidade mais próxima, neste caso Grajaú, para receber benefícios sociais, por exemplo. “Grajaú fica a aproximadamente 130 quilômetros de distância de Arame. Não sabemos nem se valeria a pena financeiramente se deslocar para receber tais valores sociais”, disse.
Castro Neto informou ainda que o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) foi acionado para averiguar a situação. Nos próximos dias, promotores deverão procurar a superintendência da Caixa, em São Luís, para saber dos motivos que motivaramo fechamento da agência. Caso seja necessário, uma ação civil pública deverá ser instaurada. “Se isso acontecer, nós cobraremos a volta da agência para a nossa cidade”, frisou.
Um aviso foi afixado, no dia do fechamento, na entrada da agência lotérica. De acordo com a mensagem, “devido ao recente acontecimento público [sem especificar que fato seria este], a Lotérica Aramense avisa a todos os clientes que estará fechada por tempo indeterminado”. Ainda de acordo com o aviso, medidas deverão ser tomadas pela Caixa Econômica Federal.
Impactos econômicos
Na representação encaminhada pelas entidades da cidade ao MP, é alegado que o fechamento da agência resulta em impactos negativos para a economia da região, já que boa parte do dinheiro que circula na cidade era retirada no referido estabelecimento. Segundo a Associação dos Moradores, a população é beneficiada com o Bolsa Família, repasse social destinado às famílias carentes e oferecido pelo Governo Federal.
O fechamento da agência lotérica de Arame revoltou moradores. “Não se pode admitir que uma cidade como Arame, que tem seus estabelecimentos e uma economia que dependem disso, não tenha uma única agência lotérica”, disse Naldirene Souza, dona de estabelecimento no município.
Frase
“Grajaú fica a aproximadamente cento e trinta quilômetros de distância de Arame. Não sabemos nem se valeria a pena financeiramente se deslocar desta maneira para receber tais valores sociais”
Isaías Castro Neto
Presidente da Associação dos Moradores de Arame
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.