SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Lei Seca: quase 600 condutores já foram autuados em São Luís

Semana do Trânsito traz tema para ser discutido com a população; Detran realiza ações permanentes de educação para o trânsito na capital e interior

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Em 10 anos de vigência da Lei Seca, houve redução no número de atuações de condutores alcoolizados
Em 10 anos de vigência da Lei Seca, houve redução no número de atuações de condutores alcoolizados (lei seca)

A Semana Nacional do Trânsito abre o debate para diversas questões, entre as quais o ato de dirigir sob a influência de álcool. De janeiro a agosto deste ano, 598 condutores foram autuados em São Luís, por dirigirem embriagados. O número, se comparado ao mesmo período do ano passado, apresenta redução de, aproximadamente, 15%, mas aind a é considerado um número alto, segundo especialistas.

Entre as variadas causas de acidentes de trânsito, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas é considerada uma das principais. Os acidentes automotivos que estão, a maioria, relacionados à embriaguez, são responsáveis não só pelas autuações do Departamento Nacional de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) em São Luís, mas, também, por ocorrências de feridos, muitos deles com sequelas incapacitantes e mortes.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e organizada anualmente de 18 a 25 deste mês, a Semana Nacional do Trânsito, cujo tema de 2018 é “Nós somos o trânsito”, busca conscientizar condutores de veículos e motocicletas a respeitarem a legislação e ajudar a construir um ambiente viário mais seguro. Segundo o Registro Nacional de Infrações de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre as cinco principais infrações cometidas por motoristas e motociclistas estão excesso de velocidade, falta de cinto de segurança e avanço de sinal vermelho.

Mortes
De janeiro a julho deste ano, 75 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito na Grande São Luís, 54 destes na capital. Segundo os últimos dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), datados de 2015, 1.264 pessoas morreram em acidentes de trânsito em todo o estado do Maranhão, das quais 14,64% foram vítimas de acidente de carro; 66,06% de motocicleta; e 13,53% eram pedestres. Em reais, os gastos ultrapassaram R$ 2 milhões.

Assim como as infrações por dirigir sob a influência de álcool, que caíram em 15% este ano em relação a 2017, houve, também, uma redução de 27,4% dos óbitos relacionados a acidentes de trânsito em São Luís, mesma porcentagem em todas as outras capitais brasileiras.

Dez anos da Lei Seca
A redução dos óbitos pode estar relacionada às ações de fiscalização após a Lei Seca, que neste ano completou 10 anos de vigência. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece, com regras mais severas para quem misturar bebida com direção.

A diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Marinho, avalia que a diminuição das mortes no trânsito mostra que o brasileiro tem mudado, aos poucos, as atitudes, prezando cada vez mais pela segurança.

“Houve um aprimoramento da legislação, aumento na fiscalização e alguns programas estratégicos, como o Vida no Trânsito. No entanto, o número de óbitos e internações ainda preocupa, especialmente os de motociclistas. Precisamos avançar na mobilidade segura para reduzir esses números”, enfatizou Maria de Fátima Marinho.

SAIBA MAIS

Ações alusivas à Semana Nacional do Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realiza ações permanentes de educação para o trânsito na Região Metropolitana de São Luís e cidades atendidas pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans), com o objetivo de conscientizar e orientar a população (condutores, passageiros e pedestres) sobre a importância da segurança viária, o que inclui a questão da alcoolemia.
A iniciativa do Detran-MA é intensificada durante o calendário especial da Semana Nacional de Trânsito, Maio Amarelo, semana do Carnaval e meses de férias (julho e janeiro).
As ações educativas são realizadas por meio de programas e projetos desenvolvidos pela Coordenação de Educação para o Trânsito da Instituição. As que tratam especificamente de alcoolemia no trânsito são:
Direção Certa: mais que um papo de bar - Abordagens educativas em locais de consumo de bebida alcoólica (bares, praias e restaurantes), com foco na Lei Seca, para orientar sobre os riscos e consequências de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas. Também é feita a demonstração do funcionamento dos etilômetros;
Detran-MA Volante: educação corporativa - A equipe de educadores do Detran-MA visita empresas para orientar os empregados sobre legislação, segurança viária e as consequências pessoais e profissionais da alcoolemia;
Condutores do Amanhã - Voltado para jovens do ensino médio que estão prestes a alcançar a idade ou já têm idade para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São orientações sobre a importância de dirigir habilitado, passando por todas as fases obrigatórias para tirar a carteira de motorista. O projeto inclui palestras educativas com foco na Lei Seca e orientações sobre os perigos de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas;
Projeto Humanizar - Blitz educativa nas avenidas da Região Metropolitana de São Luís com a participação de educadores, deficientes vítimas de acidentes de trânsito, que orientam os cidadãos sobre os perigos da imprudência e dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Para o público infantojuvenil:
Detran-MA vai à escola –
Os educadores do Detran-MA visitam escolas da rede pública e particular de ensino – Infantil, Fundamental e Médio – e fazem palestras educativas/lúdicas para orientar as crianças e jovens sobre as práticas adequadas nos trânsito, com dicas adequadas para o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos, respeito à faixa de pedestre e sinalização.
A escola vai ao Detran-MA – Os estudantes visitam a sede do Departamento para conhecer como funcionam os setores da Instituição, participam de palestras educativas com foco em segurança no trânsito.
Ações na Faixa de Pedestre – Blitz educativa nas faixas de pedestre, orientando condutores sobre a importância do respeito à faixa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.