Saúde

Fisioterapia pode ajudar mães na hora da amamentação

Especialista em Fisioterapia destaca os benefícios da prática para mãe e bebê desde o período pré-natal até o aleitamento; fisioterapia auxilia no trabalho com a musculatura para fortalecer e evitar retrações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Amamentação envolve muito  mais do que  apenas nutrir  o bebê
Amamentação envolve muito mais do que apenas nutrir o bebê (amamentação)

São muitas as complicações que a mãe pode apresentar durante e depois da gestação. Por isso, alguns cuidados são muito importantes, para evitar tais incômodos. A amamentação proporciona uma conexão mais íntima entre mãe e filho, sendo um momento considerado sagrado por muitos, mas para algumas mães pode ser um momento de dor e frustração. “Meu leite secou. Amamentei somente por dois meses”. “Doía muito, preferi dar mamadeira”. “O bebê não pegava direito e não conseguia mamar”. Essas são algumas reclamações comuns nos consultórios. Mas o que poucas pessoas sabem é que com o auxílio de sessões de fisioterapia é possível que as mães passem por essa fase inicial da amamentação de forma mais tranquila.

A fisioterapia é uma ciência que contribui para preservar a saúde da mulher, desde o processo do nascimento do bebê até a humanização, especificamente no momento da amamentação. De que maneira essa fisioterapia colabora com a amamentação? Na gestação, durante o pré-natal, a fisioterapia orienta a preparação da mama às condições musculares. A mama, segundo a professora mestra do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de São Luís, Jacqueline Maranhão, é constituída de tecido muscular, de tecido adiposo e de tecido glandular. A fisioterapia auxilia no trabalho com a musculatura para fortalecer e evitar retrações, a fim de melhorar as condições circulatórias na mama.

Reforço muscular
“A amamentação envolve muito mais do que apenas nutrir o bebê, pois nessa fase a criança recebe e armazena informações marcantes que podem refletir na definição da personalidade e, até mesmo, na formação cidadã”, revela a especialista, que explica ser importante o trabalho da fisioterapia desde o início da gestação. Nesse período, as mães comumente sentem dores musculares e articulares. “Quando a fisioterapia é pertinente ao pré-natal, ela colabora muito e previne as complicações musculares, articulares e de ejeção do leite para a criança sugar com facilidade”, esclarece.

No período do pré-natal, a orientação é que a futura mamãe faça massagens circulares na mama. Outra dica é tomar banho de sol, pois a vitamina D melhora a resistência e evita fissuras e rachaduras, causadoras de sangramentos e outros ferimentos nos mamilos, explicou a professora Jacqueline.

Problemas na coluna
A má postura durante a amamentação pode gerar problemas tanto para as mães quanto para os bebês. Nas mulheres, a postura inadequada, segundo Jacqueline, causa dores lombares e até mesmo escoliose. Já os bebês podem perder o interesse pela mama. “Nós orientamos sobre alongamento da musculatura da coluna cervical e cintura escapular para favorecer e facilitar o manuseio do bebê, o mecanismo de sustentação e o posicionamento. A fisioterapia orienta qual a melhor postura deve ser adotada e qual a melhor condição de transferência do peso do bebê enquanto a mamãe estiver amamentando”, relata Jacqueline.

A amamentação é fortemente influenciada por questões biológicas, sociais e psicológicas, apesar de ser algo natural. Então, a maneira como a prática é conduzida pode determinar o sucesso ou o fracasso do processo como um todo. “Vale lembrar que o fracasso pode desencadear diversos problemas e doenças no futuro. A mulher precisa estar amparada por uma equipe multiprofissional para os esclarecimentos quanto à prática, os obstáculos e as vantagens de amamentar. É importante que o acompanhamento seja feito por uma equipe multiprofissional. E o fisioterapeuta faz parte desse processo”, finalizou a professora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.