Lançamento

Com presença de campeã, Projeto São Mateus do Amanhã lança nova etapa

A medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, Sarah Menezes participou da nova etapa da iniciativa, que agora vai trabalhar com 70 crianças, usando o esporte como instrumento social

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Projeto Mateus do Amanhã vai atender agora 70 crianças
Projeto Mateus do Amanhã vai atender agora 70 crianças (PROJETO JUDO )

SÃO LUÍS - O esporte como instrumento social segue ajudado crianças no município de São Mateus, distante 180 km de São Luís, por meio do projeto São Mateus do Amanhã, e neste sábado (14), pela manhã, no Ginásio José Ovídio da Silva Dias. Desenvolvido pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), a iniciativa ganhou uma nova etapa, que contou com a presença da judoca Sarah Menezes, medalha de ouro nas Olímpias de Londres em 2012, e de uma comitiva de empresários que são associados ao Instituto e dos novos alunos e dos pais de todos os atletas, na cerimonia de lançamento. Nesta nova etapa, o projeto passará a atender 70 crianças e conta com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e do Governo do Maranhão.

Apesar da manhã de sol e muito calor, centenas de pessoas participaram ada cerimônia de lançamento do projeto São Matesus do Amanhã no sábado. A convidada especial, Sarah Menezes, foi muito solicitada para tirar fotos e dar autógrafos.

Para Sarah Menezes, projetos como este deveriam sempre receber incentivos. “Fico muito feliz com o trabalho que estão fazendo com vocês. Eu mesmo participei de eventos como este. Acho importante para vocês que são de cidade pequena participar de projetos sociais. Tenho certeza que o esporte vai melhorar ele dentro e fora de casa. A grande importância do esporte é formação do cidadão, O médico e o advogado vem depois. O esporte vem com muito treino. Porém, o caráter vem em primeiro lugar”, disse.

Natural de Teresina (PI), Sarah Gabrielle Cabral de Menezes (28 anos) é uma judoca e campeã olímpica brasileira. Entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos. Ela também é terceiro sargento da Marinha do Brasil e integrante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), departamento militar esportivo.

O presidente do ICE-MA e idealizador do projeto São Mateus do Amanhã, Gustavo Almeida, destacou a importância do projeto para as crianças do município. “Estou muito feliz por estar aqui inaugurandi este projeto social realizadas por empresas podem transformar para melhor a realidade de inúmeras famílias, por isso apostamos em projetos como o São Mateus do Amanhã. Só Assim podemos fazer nossos filhos campeões no esporte e na vida”, avaliou.

O executivo de relacionamentos da Gegional da Cemar, Miltinho Aragão, destacou o apoio dado pela companhai ao projeto, que proporcionou o aumento de 50 para 70 alunos na iniciativa. “Projetos como este a Cemar sente orgulho de participar, pois ajuda crianças a praticarm esporte e se tornarem cidadãos melhores”, ponderou.

O professor de judô do projeto São Mateus do Amanhã, o cubano Clodoaldo Despaisne, falou que as crianças têm se desenvolvido muito com o esporte. “O sporte tranasforma a vida destas crianças e ajuda a discipliná-las na escola e em casa. O Judô é a minha vida”, declarou.

Maria Clerethy Marques de Araújo, 12 anos, que é aluna do projeto, no inverno é a obrigada a atravessar de canoa para ir as aulas, mas, mesmo assim, ela não desanima. “É um pouco ruim, porque a travessia de canoa dura uma hora e no verão quando posso vir de moto dura apenas 15 minutos, mas vale a pena. Com o Judô melhorei como aluna e como filha, pois hoje tenho mais disciplina e dedicação em tudo que faço”, afirmou

O projeto São Mateus do Amanhã oferece práticas esportivas de judô, visando contribuir para o processo formativo, o desenvolvimento físico e social bem como para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das crianças. Além da prática esportiva, os pequenos atletas são monitorados por uma equipe multiprofissional, que acompanha o rendimento físico, nutricional e odontológico deles.

Mais – Aula de exibição

Após o lançamento da nova etapa do projeto houve uma aula de exibição para a convidada especial Sarah Menezes e as autoridades e os pais. São Mateus do Amanhã foi lançado em 2017, inspirado pelo projeto Judô Jaracaty, que também foi uma iniciativa do ICE-MA através de seus associados e que atualmente é coordenado pela própria comunidade e beneficia centenas de crianças com aulas de diversas modalidades esportivas, além do judô. O projeto já é exitoso e rendeu títulos aos novos judocas de São Mateus. Na primeira competição que participaram, a Copa Shiroi de Judô, os 4 atletas que competiram ganharam medalhas. O ICE-MA já atua há 17 anos praticando e disseminando as políticas de responsabilidade social no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.