Preocupação no mar

Aumento na força de ventos deixa navegadores em alerta na costa

Com a ação natural, nesta época do ano, dos chamados ventos alísios, que são fatores de interferência nos níveis de maré do litoral, a Capitania dos Portos reforça alerta aos navegantes da costa maranhense

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Com os ventos  mais intensos, ondas ficam  mais fortes  no litoral
Com os ventos mais intensos, ondas ficam mais fortes no litoral (maré)

O aumento na intensidade dos chamados ventos alísios, em especial nos meses de setembro e outubro, e a interferência dessa mudança natural nos níveis de maré da costa maranhense deixam navegadores em alerta. A Capitania dos Portos do Maranhão reforça seu trabalho educativo para evitar naufrágios e situações em que a tripulação permaneça à deriva em algum ponto do litoral do estado. Além disso, a entidade também planeja a fiscalização para verificar o deslocamento de eleitores no pleito que deverá acontecer no dia sete do próximo mês.

Em entrevista a O Estado, o capitão dos Portos, Márcio Ramalho Dutra explicou que a elevação nos ventos têm interferência direta nas correntes que atravessam a costa do estado. Com isso, os níveis de preamar (nível máximo da maré) e baixa-mar (estado de parada em que fica a maré) tendem a ser mais contundentes. Até mesmo navegadores mais experientes, ainda de acordo com o capitão, podem estar suscetíveis a um naufrágio, por exemplo. “Muitas vezes, mesmo o navegador experiente tende a permanecer no mar por algum tempo imaginando um determinado período para que a maré seque ou encha. Neste caso, com a variação mais intensa para mais ou para menos, o responsável pela embarcação deve estar atento para evitar fugas involuntárias, por exemplo, fora do comum do continente”, afirmou o capitão.

Muitas vezes, mesmo o navegador experiente tende a permanecer no mar por algum tempo imaginando um determinado período para que a maré seque ou encha. Neste caso, com a variação mais intensa para mais ou para menos, o responsável pela embarcação deve estar atento para evitar fugas involuntárias” Márcio Ramalho Dutra, capitão dos Portos

Ele afirmou ainda que não está prevista uma determinação específica que evite que o navegador esteja no mar com determinado nível de maré. Para o capitão, é preciso conscientizar o responsável pela embarcação para evitar acidentes. “Cabe a quem é de direito arcar com a segurança da tripulação e dele mesmo, como responsável pela embarcação”, disse o capitão dos Portos.

Segundo levantamento da Capitania dos Portos do Maranhão, o estado registra a terceira maior variação dos níveis de maré do mundo. Por isso, a preocupação em especial com a interferência dos ventos neste período do ano. “Normalmente, a costa maranhense já é motivo de preocupação pelo seu nível alto de preamar. Com essa soma dos ventos, mais ainda. Por isso, o navegador deve estar atento aos alertas da Capitania [dos Portos]”, finalizou.

Eleições
A Capitania dos Portos do estado começa a traçar o planejamento para as fiscalizações no dia do primeiro turno das eleições deste ano. Segundo Márcio Ramalho Dutra, o responsável pela embarcação deve zelar pela sua vida e, principalmente, das pessoas transportadas por ele. “Em qualquer viagem, em qualquer deslocamento, o comandante e seus pares são responsáveis pela vida das pessoas que estão ali naquela embarcação”, frisou o capitão.

Dois aspectos serão frisados neste período eleitoral: a habilitação do condutor e a inclusão dos itens de segurança. Outra característica será a condição física da embarcação. “Dependendo do que for encontrado, aquela embarcação poderá até mesmo ser impedida de circular no dia do pleito”, finalizou Dutra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.