Exposição

Brinquedos artesanais reunidos em exposição em São Luís

Exposição “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos” será aberta ao público hoje, a partir das 9h, na Sala de Exposições do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac e fica em cartaz até o dia 19 de outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(Brinquedos do Brasil)

SÃO LUÍS - Alicerçada na memória afetiva de muitos adultos e no encantamento de crianças de todas as idades, a mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos” reúne um acervo de brinquedos artesanais feito por diversos artistas do país. São peças de diferentes origens e materiais, como miriti, mamulengos, petecas de palha ou buriti, bichinhos de balata (resina vegetal) e muito mais. Tudo isto pode ser visto a partir de hoje até o dia 19 de outubro na Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac (Avenida dos Holandeses). As visitações são gratuitas e podem ser feitas das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

O projeto tem como objetivo de difundir e mapear a produção de brinquedos no país e é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc. Com organização da Gerência de Educação e da assessora-pesquisadora Adriana Klisys, a mostra começou a ser materializada por meio de ações formativas, pesquisas dos acervos e produções lúdicas em cada canto do Brasil, contato com artesãos e aquisição de peças. Agora a mostra chega ao Maranhão para estimular a reflexão sobre a potencialidade cultural do papel dos jogos, brinquedos e brincadeiras.

Na exposição, os visitantes podem ingressar em um mundo no qual o brincar está imerso em possibilidades lúdicas. Com brinquedos artesanais em diversos tamanhos e cores como peões, bonecos de madeiras articulados, carrinhos de madeira e muitos outros artigos que prometem despertar a criança interior dos adultos, assim como um novo olhar das crianças habituadas aos pixels de celulares, tabletes e TVs, oportunizando a descoberta de novas formas, texturas e materiais.

Programação

A programação contempla, além da mostra, palestras e oficinas voltadas para professores, estudantes de licenciatura e demais interessados no tema. Hoje, às 9h, os inscritos terão a oportunidade de assistir à palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”, que será ministrada pela curadora da mostra, Adriana Klisys. Amanhã acontecerão as oficinas “Brincar com as mãos e a imaginação”, “Organização de ambiente lúdicos/ambientes de aprendizagem” e “Construção de jogos e brincadeiras com elementos de natureza”, um momento para repensar o acervo da escola e ampliar as possibilidades do brincar.

E abrindo espaço à comunidade, sábado, 15, a agenda da mostra oferece oficinas gratuitas na Escola Cauan e Matheus (Divinéia), das 9h às 11h30 e na Quadra Sesc Comunidade (Raposa), de 15h às 17h30. No domingo, 16, a programação encerra-se na Unidade Sesc Turismo com oficina de brinquedos a partir das 9h e a exibição do documentário “Território de Brincar”, dirigido por Ana Cláudia Arruda, Renata Meirelles, Roberta Rodrigues e Sandra Eckschimidt, às 12h, na Sala de Vídeo.

Serviço

O quê

Mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos”

Quando

De hoje (13) até o dia 19 de outubro

Onde

Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac (Avenida dos Holandeses)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.