Aniversário de São Luís

Obras de revitalização destacam belezas do Centro nos 406 anos da capital

Obras executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria Prefeitura de São Luís, estão requalificando áreas importantes do Centro da cidade patrimônio histórico, tornando os espaços ainda mais bonitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Maquete eletrônica que mostra como ficará a região da Praça Deodoro com as obras de requalificação promovidas pelo projeto do Iphan
Maquete eletrônica que mostra como ficará a região da Praça Deodoro com as obras de requalificação promovidas pelo projeto do Iphan (Deodoro obra reforma)

São 406 anos de história registrada em ruas, espaços e na memória da população. Áreas como o centro de São Luís guardam riquezas inestimáveis à população e às gerações futuras. Considerando a importância da região, uma série de investimentos vem sendo realizados a fim de preservar espaços como a Praça Pedro II e seu entorno, as praças Deodoro e Pantheon e a Rua Grande. Os locais, que são alguns dos principais cartões-postais da cidade, estão sendo revitalizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

O trabalho integra o conjunto de ações que ganham evidência durante o mês do aniversário de São Luís, cidade tombada em 6 dezembro de 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Tendo sua importância reconhecida, a área do centro da capital está recebendo o maior volume de investimentos dos últimos 30 anos. Só nessa região, são mais de R$ 50 milhões somando o conjunto de serviços em andamento e as obras já entregues. O poder público municipal e a população ludovicense já comemoram os resultados que têm transformado cenários por toda a cidade.

Veja também: Fotos espetaculares de São Luís em seus 406 anos


O prefeito Edivaldo Holanda Jr. celebra com os ludovicenses a conquista do novo espaço. "Nossa história e memórias são valiosas e precisam ser preservadas. É essa riqueza, junto à receptividade do povo ludovicense, que atrai olhares de pessoas de toda parte do mundo e nos faz ter orgulho de fazermos parte dessa história. Recuperar espaços importantes como esses é resgatar a nossa essência e proteger nossa história e nossa cultura. É preservando e contemplando que reconhecemos a beleza de nossa cidade", ressalta o gestor municipal, que tem investido na conservação e valorização do Centro Histórico.

Praça Pedro II
Os investimentos, realizados com recursos do programa federal PAC Cidades Históricas, recuperam espaços carregados de história e reconhecidos pela população como elementos importantes da cidade. A Praça Pedro II e entorno, considerados um dos principais cartões-postais da cidade, foi requalificado e se destaca por ser marco inicial da cidade. A reforma resgata parte representativa da história de São Luís, que começou com a construção de um forte exatamente nessa área.


"A nossa cidade e a população merecem muito! Lembro que espaços como esse sempre foram utilizados para o passeio. Cuidar desse lugar é cuidar também das nossas memórias. Com certeza, com essa obra, tudo vai ficar ainda mais bonito do que era. Preservados, espaços como esses também chamam a atenção dos turistas, que acabam levando consigo uma boa impressão da nossa cidade", contou a dona de casa Elizabeth Alves, 55 anos, que regularmente frequenta a área.


Na Praça Pedro II e entorno, entregue nesta sexta-feira (7), foram realizados serviços como recuperação de piso e paisagismo urbano, a instalação de bancos de concreto e madeira, recuperação do piso em pedras portuguesas, tanto na praça quanto no calçamento do entorno, além de colocação de novas lixeiras e troca de toda a tubulação da fonte da estátua da Mãe d'Água. Também foi construída na área uma travessia elevada que liga a praça à Igreja da Sé. Com 15 centímetros de altura, o espaço foi sinalizado para que os pedestres e condutores possam trafegar com segurança.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, destaca que a requalificação do espaço é resultado de um trabalho conjunto entre os poderes públicos federal e municipal.

"Por meio de parcerias como essas, conseguimos avançar com ações que promovam a proteção do patrimônio, importante elemento da história da cidade", afirma Itapary. "A requalificação da Praça D. Pedro II devolve o esplendor de um dos mais belos cartões-postais da cidade e que confere ao lugar a grandiosidade reconhecida pela Unesco pelo título de Patrimônio da Humanidade", completa Itapary.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.