Gratuito

Alceu Valença solta a voz no aniversário de São Luís

Além do pernambucano, fazem shows amanhã na Praça Maria Aragão, a partir das 18h30, os artistas Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Alceu Valença é uma das atrações desta sexta-feira
Alceu Valença é uma das atrações desta sexta-feira (Alceu Valença)

SÃO LUÍS- O cantor e compositor Alceu Valença é a grande atração de amanhã em show gratuito que realiza na Praça Maria Aragão (Centro) por ocasião do aniversário de 406 anos de São Luís. O artista, dono de sucessos do cancioneiro nacional, se apresentará após shows dos cantores locais Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3 (Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri). A programação tem início às 18h30 e é promovida pela Prefeitura da capital.

A última vez que o pernambucano se apresentou em São Luís foi durante o São João deste ano, quando fez uma participação no show da cantora maranhense Flávia Bittencourt, também na Praça Maria Aragão. Na ocasião, os fãs puderam ter um gostinho do repertório do artista que, naquela oportunidade, manifestou o desejo de fazer um show completo na cidade.

E, para a alegria dos fãs maranhenses do autor de “Anunciação”, o artista retorna aos palcos da capital e deve apresentar um repertório que reúne as vertentes do seu trabalho, desde seus maiores sucessos – como “Tropicana”, “Belle du Jour”, “Táxi Lunar”, “Pelas Ruas que Andei”, “Bicho Maluco Beleza”, “Como dois Animais” e “Cavalo de Pau”, além de forrós e frevos.

Com dezenas de discos gravados ao longo da carreira que iniciou na década de 1970, Alceu Valença enveredou também pelo caminho do cinema e lançou, em 2016, o filme “A Luneta do Tempo”, que ganhou dois prêmios Kikitos no Festival de Cinema de Gramado, sendo um deles o de Melhor Trilha Sonora.

A produção rendeu ainda um álbum com as canções do filme, que reúne mais de 30 músicas. Algumas acabaram saindo da trilha ao longo dos tempos – já que o roteiro foi escrito por Alceu durante mais de 10 anos - e ganhando vida própria. É o caso de “Embolada do Tempo” e “Quando o Amor vai Embora”, lançadas, respectivamente, em 2005 e 2014. No álbum, Alceu Valença faz voz, coro, aboios e toca violão e flauta. Assina as composições e a direção musical.

O artista lançou também o livro “O Poeta da Madrugada” (editora Chiado) provando mais uma vez que em seu caldeirão conceitual há espaço para música, política, poesia, literatura e cinema e muito mais.

Locais

Antes de Alceu Valença subir ao palco, os artistas Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3, formado por Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri, se apresentarão na Praça Maria Aragão.

Os artistas maranhenses devem fazer, por meio de seus repertórios, uma homenagem à cidade que celebra, no dia 8 de setembro, 406 anos de fundação. Autor de sucessos como “Ilha Bela”, “Terra Gentil”, “Minha Cidade”, “Imperador Tocantins”, “Viagem de Novembro”, entre outras, Carlinhos Veloz encanta o público com sua voz harmônica e melodiosa. O artista, que nasceu em Recife (PE), mas adotou o Maranhão para viver tem no currículo o prêmio Sharp de revelação regional de 1993, pelo disco “Ilha Bela”. Carlinhos Veloz começou a sua carreira solo como cantor e compositor no Maranhão, vencendo grandes festivais de música da região tocantinense. Já se apresentou em várias capitais brasileiras e também em Paris e Lisboa.

O Trio 1, 2, 3 deverá levar ao palco um repertório que traduz as experiências pessoais e profissionais das artistas que lançaram um EP que pode ser baixado nas principais plataformas digitais de distribuição de música (Spotify, Deezer, Itunes e Google Play). O trabalho é composto pela canção “123”, composição de Herih e Andréa Frazão; “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque; “A Carne”, de Seu Jorge, Ulisses Capeletti e Marcelo Yuka; e “Choro de Lera”, regravada de Dona Teté.

O projeto “123” foi concebido a partir do show “Uma é pouco, duas é bom, três é bem melhor”, apresentado, primeiramente, no Amsterdam Music Pub, em São Luís, em 2015. A proposta era reunir os diferentes estilos de cada uma em uma apresentação marcada pela diversidade. Com a repercussão positiva, aos poucos nasceu o Trio 1, 2, 3, que se firmou no cenário musical maranhense realizando shows em praças públicas, projetos e espaços fechados, culminando com o prêmio de “Melhor Show do Ano”, no Prêmio Universidade FM, em 2016. Em 2017, elas apresentaram um show na Virada Cultural de São Paulo.

Serviço

O quê

Show de Alceu Valença, Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3 (Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri)

Quando

Amanhã, às 18h30

Onde

Praça Maria Aragão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.