Violência

Vinte e duas pessoas foram mortas a tiros em agosto na Grande Ilha

Média foi de cinco assassinatos por semana, a maioria na cidade de São José de Ribamar, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Segurança

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Sargento Póvoas foi uma das vítimas do mês de agosto na Ilha
Sargento Póvoas foi uma das vítimas do mês de agosto na Ilha (Armas de fogo)

SÃO LUÍS - Vinte e duas pessoas foram mortas a tiros em agosto, na Região Metropolitana de São Luís. Em julho, foram 14, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A média é de cinco por mortes por semana. A maioria dos assassinatos do mês passado, 10 ocorrências, foi na cidade de São José de Ribamar, que segundo a polícia, com participação de integrantes de facções criminosas.

O último caso registrado em São José de Ribamar foi na manhã de sexta-feira, 31, tendo como vítima a filha de um ex-policial civil, identificada como Walquíria de Magalhães da Silva, de 39 anos. Segundo a polícia, os dois filhos da vítima, nomes não revelados, estavam na porta de sua residência, no bairro do Vieira, quando foram abordados pelos criminosos que estavam em uma motocicleta Bros preta.

Os “faccionados” dispararam vários tiros em via pública contra os jovens e uma das balas atingiu o tórax de Walquíria, que foi levada pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas chegou sem vida no hospital da cidade. O caso está sendo investigado pela Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), mas até ontem, os criminosos não tinham sido identificados.

Também nessa cidade, em um intervalo de 30 horas, dois assassinatos e três tentativas de homicídios foram registrados. Na noite do dia 28, foi assassinado Luís Fernando Correa dos Reis, de 24 anos, no bairro do Moropoia, e duas mulheres ficaram feridas. Uma delas, de 20 anos, gestante de 4 meses, foi atingida por estilhaços na barriga, enquanto a outra, de 22 anos, levou um tiro na mão. A polícia informou que a vítima era integrante de uma facção criminosa.

Mais morte

Ainda nesse dia, outro membro de facção criminosa, identificado apenas como De Menor, foi baleado no Porto do Vieira. Ele foi levado primeiramente para o hospital da cidade e transferido depois para o Hospital Municipal Socorrão II, onde permanece em estado grave. Na noite anterior foi assassinado a tiros, segundo a polícia, o faccionado Mateus Felipe Passos dos Santos.

O tenente-coronel Jessé Costa, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, declarou que a maioria desses assassinatos está relacionada com rixa entre integrantes de facções criminosas. Ele afirmou, ainda, que o policiamento ostensivo nessa área tem sido intensificado, inclusive com a participação do efetivo dos batalhões do Choque e da Rotam.

Várias incursões e blitzes são realizadas de forma diária na cidade visando combater essa onda de criminalidade e proporcionar a sensação de segurança para a população. O trabalho policial atinge até mesmo as escolas com o objetivo de garantir segurança aos alunos.

Assassinato de policial

No mês passado, o sargento da Polícia Militar, Antonilson Póvoas Sousa, de 46 anos, que prestava serviço de segurança institucional ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi vítima de crime de latrocínio. A polícia informou que na noite do dia 20, o militar foi baleado ao reagir ao assalto na Avenida 10, no Maiobão, em Paço do Lumiar. Um dos assaltantes, identificado como Davi Everton Rodrigues, o Davizinho, de 18 anos, também foi baleado e preso.

O caso está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP). O segundo envolvido no crime ainda não foi preso. No dia 21, policiais militares realizando incursões na área do Cruzeiro do Anil para prenderem os envolvidos no assassinato do sargento Póvoas trocaram tiros com criminosos que resultou na morte dos irmãos, Erinaldo Trindade, de 22 anos; e João Marcelo dos Santos Trindade, de 20 anos.

Saiba mais

No último sábado o corpo de Adão da Silva, Oliveira, de 31 anos, foi encaminhado ao IML. Ele foi vítima de acidente de trânsito. Segundo a polícia, um tijolo caiu na cabeça da vítima em uma construção de um prédio, no Renascença. No domingo, 2, o corpo de Natanael do Nascimento Silva, idade não revelada, foi levado para o instituto. A polícia informou que Natanael Silva tinha levado um tiro e ainda socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da BR onde morreu. O caso está sendo investigado pela SHPP.

Número

22

foi o número de pessoas assassinadas por arma de fogo durante o mês passado na Região Metropolitana de São Luís

BOX

Mortos a tiros em agosto na Grande Ilha

Dia 3: Augusto Pablo Cardoso Martins, de 25 anos, no Vieira, em São José de Ribamar

Dia 5: Jhenymenson Silva dos Santos, de 23 anos, Eugênio Pereira, em Paço do Lumiar; José Adeilton de Souza Pindoba, de 39 anos, na Vila Maranhão

Dia 6: Gerson Teixeira dos Santos, 26 anos, na Estiva

Dia 7: Claudenilson Brandão Castro, de 28 anos, na Vila Roseana Sarney, em São José de Ribamar

Dia 14: Adolescente, de 17 anos, na Vila Alcione Nazaré, em São José de Ribamar

Dia 16: Joan Pereira Amorim, de 29 anos, no Pindaí, em São José de Ribamar

Dia 18: Widney Silva Batista, de 18 anos, na Vila Progresso; Francisco Oliveira Silva, de 38 anos, Vila Funil

Dia 19: Miercio Bruno de Sousa, de 36 anos, no Novo Cohatrac, em São José de Ribamar

Dia 20: Egidio Marques Lopes, de 67 anos, na Cidade Olímpica; Antonilson Povoas Sousa, de 46 anos, no Maiobão, em Paço do Lumiar

Dia 21: Ivanildo Vieira Castro, de 33 anos, no Parque Jair, em São José de Ribamar; Erinaldo Trindade, de 22 anos; e João Marcelo dos Santos Trindade, de 20 anos, ambos no Cruzeiro do Anil

Dia 22: Erivan da Conceição da Silva, de 28 anos, na Cidade Olímpica

Dia 23: Joerbeth Silva Fonseca Júnior, de 24 anos, no Retiro Natal; Luís Carlos Mendonça Mendes, de 30 anos, no Oiteiro, em Ribamar

Dia 27: Mateus Felipe Passos dos Santos, de 21 anos, na Vila São José, em São José de Ribamar

Dia 28: Luís Fernando Correa dos Reis, de 24 anos, no Morópia, em São José de Ribamar

Dia 31: Carlos Magno Pereira, de 47 anos, na Ivar Saldanha; e Walquíria de Magalhães da Silva, 34 anos, no Vieira, em Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.