Cidades | Vacinação

Mais um dia D de mobilização contra a pólio e o sarampo

Os postos de saúde abriram as portas durante a manhã de sábado, 3, e no período da tarde há equipes de saúde nos shoppings para vacinarem as crianças
O Estado01/09/2018 às 10h26
Mais um dia D de mobilização contra a pólio e o sarampo

SÃO LUÍS - Os postos de saúde da rede pública municipal da capital abriram as portas durante a manhã deste sábado (1º) para mais um dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Ainda como estratégica para imunizar as crianças de um ano até menores de cinco anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou também equipes de vacinação nos shoppings São Luis, Rio Anil e da Ilha, no horário das 15h às 19h.

Os pais e avós das crianças compareceram cedo no posto de saúde do São Francisco. Cleomilda Cutrim, de 45 anos, trouxe a sua neta, Dafine Lima, de 4 anos, para ser imunizada. Ela disse que a criança estava viajando para Barra do Corda e devido a isso está sendo vacinada no último dia da campanha.

O Arysson Lunna, de 2 anos, veio com a tia Beatriz Santos, de 20 anos. “Ele tomou a pólio e a contra o sarampo, mas no decorrer da próxima semana vou retornar ao posto, porque, a criança tem vacinas atrasadas”, declarou Beatriz Santos.

O enfermeiro Flávio Dias informou que mais de 200 crianças já foram imunizadas nesse posto contra o sarampo e a pólio, mas a procura ainda é grande. Também afirmou que muitas crianças possuem vacinas atrasadas, principalmente, a pentavalente. A criança toma a primeira dose dessa vacina nos primeiros dois meses de vida e combate a difteria, tétano e a hepatite B.

Campanha

A Semus prorrogou por mais um dia essa campanha, que seria encerrada na sexta-feira (31). Na capital, ainda teve o Dia D Municipal de Vacinação, ocorrido no último dia 18. Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças. Dados da Semus mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte