Vacinação

Mais um dia D de mobilização contra a pólio e o sarampo

Os postos de saúde abriram as portas durante a manhã de sábado, 3, e no período da tarde há equipes de saúde nos shoppings para vacinarem as crianças

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Os postos de saúde da rede pública municipal da capital abriram as portas durante a manhã deste sábado (1º) para mais um dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Ainda como estratégica para imunizar as crianças de um ano até menores de cinco anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou também equipes de vacinação nos shoppings São Luis, Rio Anil e da Ilha, no horário das 15h às 19h.

Os pais e avós das crianças compareceram cedo no posto de saúde do São Francisco. Cleomilda Cutrim, de 45 anos, trouxe a sua neta, Dafine Lima, de 4 anos, para ser imunizada. Ela disse que a criança estava viajando para Barra do Corda e devido a isso está sendo vacinada no último dia da campanha.

O Arysson Lunna, de 2 anos, veio com a tia Beatriz Santos, de 20 anos. “Ele tomou a pólio e a contra o sarampo, mas no decorrer da próxima semana vou retornar ao posto, porque, a criança tem vacinas atrasadas”, declarou Beatriz Santos.

O enfermeiro Flávio Dias informou que mais de 200 crianças já foram imunizadas nesse posto contra o sarampo e a pólio, mas a procura ainda é grande. Também afirmou que muitas crianças possuem vacinas atrasadas, principalmente, a pentavalente. A criança toma a primeira dose dessa vacina nos primeiros dois meses de vida e combate a difteria, tétano e a hepatite B.

Campanha

A Semus prorrogou por mais um dia essa campanha, que seria encerrada na sexta-feira (31). Na capital, ainda teve o Dia D Municipal de Vacinação, ocorrido no último dia 18. Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças. Dados da Semus mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.