Eleições

Candidato a vice-presidente do PSTU faz campanha em São Luís

Hertz Dias, que é maranhense, cumpre agenda na capital até o próximo domingo

Carla Lima / Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Hertz Dias, candidato a vice-presidente da República pelo PSTU, faz campanha em São Luís até o próximo domingo
Hertz Dias, candidato a vice-presidente da República pelo PSTU, faz campanha em São Luís até o próximo domingo (Hertz Dias)

Está em São Luís para a campanha presidencial o maranhense Hertz Dias, que é candidato a vice-presidente pelo PSTU. Como ele e sua companheira de chapa, Vera Salgado, decidiram campanha separadamente, ele veio ao Maranhão enquanto a candidata a presidente pelo PSTU está em Pernambuco.

Hertz Dias participou ontem de duas agendas em São Luís. Ele participou de panfletagem na feira do João Paulo e do lançamento da candidatura de Saulo Arcangeli para o Senado do Maranhão pelo PSTU.

Ele permanece no Maranhão hoje para outra agenda. Desta vez, ele irá a Rua da Vala, onde mora a outra candidata a senadora do PSTU, a rapper Preta Lu.

Sua visita ao estado se encerra no domingo quando ele participará de uma caminhada no bairro da Liberdade com os candidatos ao governo do Maranhão pelo PSTU, Ramon Zapata e Nicinha Durans.

Visita
Em sua passagem por São Luís, Hertz Dias fez visita a redação de O Estado. Ele apresentou suas ideias relacionadas a campanha eleitoral e defendeu uma revolução socialista da classe trabalhadora.

Segundo o candidato a vice-presidente pelo PSTU, o partido participa do processo eleitoral somente para conscientizar o trabalhador brasileiro de que é necessário união para mudar a cara do país.

“Não concordamos com este tipo de sistema eleitoral que existe no Brasil. Porém, esta é a única forma de levarmos a ideia de que os trabalhadores precisam se unir para fazer a revolução socialista para mudar o Brasil”, afirmou.

Sobre a campanha de 2018, há um diferencial para o PSTU este ano. O partido – assim como os demais com registro no Tribunal Superior Eleitoral TSE) – recebeu verba do fundo eleitoral. A legenda conseguiu cerca de R$ 900 mil. Em primeira análise, os militantes decidiram não usar a verba, mas sabiam que ela seria distribuída entre as demais siglas.

Diante disto, a militância optou em usar a verba do fundo eleitoral para levar o discurso do partido pelo país.

“Ressaltando que o PSTU não é favorável a este tipo de financiamento. Somos a favor do financiamento público de campanha de forma igualitária e também da divisão igual entre os candidatos do tempo de rádio e televisão no horário eleitoral gratuito”, afirmou Dias.

Sobre a estratégia, Dias garante que tem surtido efeito. “Não estamos falando para as paredes. Estamos sendo ouvidos pelos trabalhadores, pelas minorias oprimidas deste país. O discurso em defesa da classe trabalhadores tem se encontrado com este sentimento dos trabalhadores brasileiros tão bem representado na manifestação dos caminhoneiros”, disse o candidato.

MAIS

Hertz Dias é maranhense, mas mora em São Paulo há dois anos. Ele comemora que, no estado, ele e sua companheira de chapa, Vera Lúcia, aparecem com 2% na última pesquisa Ibope divulgada pela TV Mirante. Segundo ele, o percentual é expressivo porque eles carecem de tempo de televisão e também de recursos para fazer campanha. “Mesmo assim estamos a frente de nomes como o banqueiro Henrique Meireles [candidato à Presidência pelo MDB]”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.