CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até sábado

Postos de saúde abrirão amanhã; até o momento, 68% do público-alvo de São Luís foi imunizado; ações extras estão sendo realizadas em shoppings da capital

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Campanha de vacinação contra pólio e sarampo será prorrogada até sábado, com o Dia D de imunização
Campanha de vacinação contra pólio e sarampo será prorrogada até sábado, com o Dia D de imunização (vacina)

Prorrogada por mais um dia, seguindo orientação do Ministério da Saúde, nos municípios que não imunizaram, pelo menos, 95% das crianças entre um e cinco anos de idade. Em São Luís, 61.080 crianças devem ser vacinadas, para isso, estratégias extras serão adotadas a partir de hoje. A campanha vai até o dia 1º, sábado.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, (Semus), a cobertura vacinal já imunizou cerca de 41.534 crianças contra a poliomielite e 40.312 contra sarampo, representando, respectivamente, 68% e 66% da meta local. O secretário municipal de saúde, Lula Fylho, destacou a importância da imunização.

“Fizemos vários momentos de intensificação da campanha, e nessa reta final, dirigimos o chamamento aos pais que ainda não levaram os filhos para vacinar. Atualmente, o país registra muitos casos de sarampo em alguns estados, por isso, é fundamental esse esforço coletivo para assegurar a cobertura vacinal e proteger as crianças da nossa cidade”, ressaltou.

O Maranhão é o oitavo colocado em imunização, à frente de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre os dias 1º e 29 de agosto, foram registrados 411.773 imunizações contra pólio e 410.304 contra sarampo, o que significa que cerca de 82% do público-alvo encontra-se imunizado contra as doenças.

Ainda de acordo com a SES, 49 municípios maranhenses alcançaram a meta antes do final da campanha. Brejo de Areia, Lago Verde, Afonso Cunha, Raposa e Vitorino Freire lideram o ranking das cidades com maior número de doses aplicadas.
Entre os municípios com menor cobertura vacinal estão Alcântara, Zé Doca, Aldeias Altas e Altamira do Maranhão.
Em apoio aos municípios com dificuldades em alcançar a meta de vacinação, a SES vem disponibilizando, desde o início da campanha, transporte e equipes de saúde para reforçar as ações de mobilização e imunização das crianças.

Amanhã as Unidades Básicas de Saúde dos municípios que não alcançaram 95% das imunizações, inclusive de São Luís, estarão abertas pela manhã, das 8h às 12h, para receber o público-alvo da campanha nacional, em mais um Dia D de Vacinação. Além disso, a população da capital vai poder contar também com equipes de vacinação nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, das 15h às 19h, hoje (31) e amanhã (1º), último dia da campanha.

SAIBA MAIS

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir,
falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio da vacina.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a pólio é oral (gotinhas), e protege contra os três poliovírus (1, 2 e 3).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.