Projeto

Cinema para todos

Projeto Cinesolarzinho, idealizado pela Brazucah Produções chega em São Luís hoje, com oficinas e exibições de filmes para a comunidade da Vila Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Cine Solarzinho será apresentado na Vila Maranhão
Cine Solarzinho será apresentado na Vila Maranhão (Cine solarzinho)

SÃO LUÍS - Promover o acesso de todos ao universo do audiovisual. Essa e a proposta do Cine Solar, projeto que viaja por várias regiões para realizar sessões gratuitas de cinema a partir de um veículo equipado com placas solares e um sistema de conversão de energia. A ideia é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis. Hoje, a versão infantil do projeto, o Cine Solarzinho, será realizada em São Luís. As exibições de filmes de curtas-metragens acontecem às 19h e 20h30, ao lado da Igreja São Joaquim do Bacanga, na Vila Maranhão. Antes das sessões, a partir das 14h30, jovens da comunidade participam de uma oficina de cinema cujo resultado será exibido também durante as sessões que são gratuitas.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há cerca de 100 assentos para o público, telão dobrável de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

No Cinesolarzinho são exibidas programações de curtas-metragens voltadas para as crianças e toda a família. Um apresentador que fará a mediação entre os filmes e o público. Neste primeiro ano, os eventos acontecem em oito cidades de seis estados do país (três em Goiás e uma em Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais). Em todas há oficinas de cinema (Oficinemas Solares), onde, no período da manhã ou à tarde, além de participarem de uma introdução ao audiovisual, as crianças produzirão um curta-metragem exibido à noite, com os outros curtas da programação.

Durante a programação acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável. Dentro do veículo, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas, como um instigante relógio de batatas.

Sustentabilidade

Segundo Cynthia Alario, idealizadora do projeto e diretora da Brazucah Produções, a proposta do evento é divulgar a sustentabilidade e cidadania. “Utilizamos energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de um veículo equipado com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas”, afirma.

“Esse é um projeto que nos permite trabalhar o tema da sustentabilidade de forma lúdica, despertando o interesse de nossas crianças e jovens. Apoiamos essa iniciativa, pois acreditamos que podemos proporcionar às novas gerações a discussão de temas e valores fundamentais como a sustentabilidade e a democratização da cultura. É de extrema importância fomentarmos em nossas crianças uma reflexão sobre essas questões. É um olhar que temos hoje, mas pensando no amanhã e no nosso futuro”, afirma Valtenes dos Santos, gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em São Luís.

Sobre o Cinesolar

Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de realizado 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.

Nesta trajetória, a Brazucah conta com o apoio da Fundação Doen, da Holanda, além do patrocínio de grandes empresas, como a já citada Votorantim Cimentos, além de instituições governamentais, como Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e prefeituras.

O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema; da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social; e, desde 2015, com a parceria da Ecooar. Todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.

Serviço

O quê

Sessão Cinesolarzinho

Quando

Hoje, às 19h e 20h30

Onde

Ao lado da Igreja São Joaquim do Bacanga, à 1ª Travessa da Igreja, na Vila Maranhão

Endereço em caso de chuva: C. E. Vila Maranhão (conhecido como Escola do Estado).

Saiba mais

O Cinesolarzinho, patrocinado pela Votorantim Cimentos, é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Conta com o apoio das prefeituras das cidades e das seguintes empresas e entidades: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema e Ecooar (por isso, todas as sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo). Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.