Ponta da Madeira

Terminal de Ponta da Madeira lidera movimento de cargas

Sistema portuário da Vale movimentou 47,3 milhões de toneladas de carga no 2° trimestre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Embarque de minério de ferro em navio atracado no Terminal Marítimo
Embarque de minério de ferro em navio atracado no Terminal Marítimo

Segundo boletim informativo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no segundo trimestre deste ano, a movimentação de cargas nos portos privados (TUPs) foi de 181,6 milhões de toneladas brutas volume 0,4% maior do que o registrado em igual período de 2017. Um dos destaques entre os portos privados é o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, que na comparação com o segundo trimestre de 2017 teve alta de 18,8%, um incremento de aproximadamente 7,5 milhões de toneladas.

Em Ponta da Madeira, foram movimentadas 47,3 milhões de toneladas de carga, sendo que dessa totalidade 99,3% correspondeu a minério de ferro, e o restante relativo a manganês. De acordo com análise da Antaq, o crescimento apresentado pelo terminal privado da Vale, no segundo trimestre, não pode ser atribuído exclusivamente a um aumento da produção de minério de ferro em geral, mas sim à expansão dessa instalação portuária.

Em relação à participação de mercado, os 10 principais portos privados correspondem a 67,3% do total movimentado neste tipo de instalação, equivalente a 122,2 milhões de toneladas, sendo que unicamente Ponta da Madeira representa 26% desse montante. Essa quantidade expressiva pode ser explicada, principalmente porque o minério de ferro é o principal produto movimentado por três dos 10 principais TUPs.

Esse produto é quase que totalmente exportado, atingindo no longo curso para portos privados um embarque total da ordem de 85,3 milhões de toneladas. Em relação às mercadorias mais movimentadas nos portos privados durante o segundo trimestre de 2018, o minério de ferro representou 47,8% do total, o equivalente a 86,9 milhões de toneladas. As 10 principais mercadorias representaram 94,6% da movimentação dos portos privados, destacando-se a natureza mais especializada dessas instalações.

Quanto ao perfil de carga, é possível verificar que, na comparação entre segundos trimestres 2017/2018, o granel sólido se manteve estável na participação entre os portos privados, ficando com uma fatia de 67,2% da movimentação no segundo trimestre de 2018, ante os 67,0% alcançados no mesmo período de 2017. Analisando um período mais longo, tem-se os granéis sólidos vêm mantendo uma tendência de crescimento quando considerados os cinco últimos períodos analisados, registrando no segundo trimestre deste ano 122,1 milhões de toneladas movimentadas em porto privados.

Portos públicos

Já com relação aos portos públicos, a movimentação de cargas no segundo trimestre alcançou 95,2 milhões de toneladas, crescimento de 2,0% quando comparado com o mesmo trimestre do ano anterior. Este percentual corresponde a um acréscimo de 1,8 milhão de tonelada movimentada, número que poderia ser maior não fosse a paralisação dos caminhoneiros ocorrida no mês de maio deste ano.

Considerando o crescimento percentual da tonelagem bruta movimentada, destacam-se entre os portos públicos a movimentação no segundo trimestre em Itaqui (+9,4%), Suape (+10%) e Santarém (+36,2%). O líder de movimentação de cargas no ranking dos públicos é o porto de Santos, que movimentou 27,2 milhões de toneladas no período, com recuo de 0,6% referente ao segundo trimestre de 2017. O Porto do Itaqui aparece na quinta colocação, com uma movimentação de 6,1 milhões de toneladas.

Números

47,3

Milhões de toneladas de carga foram movimentadas por Ponta da Madeira no segundo trimestre deste ano

99,3%

Do volume total de carga movimentada pela Vale em Ponta da Madeira corresponde a minério de ferro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.