Operação Viduitatis

Operação combate crimes previdenciários em São Luís

A operação tem como objetivo de acabar com um esquema criminoso em que documentos públicos eram falsificados para a concessões de benefícios da pensão por morte

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Operação foi realizada em São Luís.
Operação foi realizada em São Luís. (Policia Federal)

SÃO LUÍS - Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (21), em São Luís, uma operação da Polícia Federal com o objetivo de acabar com um esquema criminoso em que documentos públicos eram falsificados para a concessão de benefícios da pensão por morte.

A operação, chamada de “Viduitatis”, que vem do latim e significa viuvez, está sob o comando da Polícia Federal. As investigações foram iniciadas em 2014 e levaram à identificação desse esquema criminoso. De acordo com informações da própria polícia, já foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, aresto de bens em nomes dos investigados, além da determinação para que o INSS bloqueie o pagamento de oito benefícios que ainda se encontram ativos.

No total, 13 pessoas eram titulares dessas pensões e pertenciam a um mesmo grupo familiar. Os criminosos contavam com a participação de uma agenciadora, que era titular de uma pensão por morte irregular, e de um ex-servidor da autarquia previdenciária.

Ainda de acordo com a polícia, os envolvidos no esquema foram indiciados por estelionato previdenciário e associação criminosa. As penas acumuladas para esse tipo de crime podem ser de oito meses até nove anos de prisão. O prejuízo calculado fica em torno de R$ 4,5 milhões de reais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.