Saída temporária

35 internos que saíram para o Dia dos Pais não retornaram ao Complexo de Pedrinhas

Dos 616 apenados beneficiados com a ‘Saída Temporária do Dia dos Pais’ não se reapresentaram e estão e sujeitos a regressão de suas penas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Apenados não voltaram ao Complexo de Pedrinhas
Apenados não voltaram ao Complexo de Pedrinhas (41 apenados não retornaram a Pedrinhas após o Dia dos Pais )

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, nesta quarta-feira (15), que dos 616 internos beneficiados com a ‘Saída Temporária do Dia dos Pais’, que deixaram as unidades prisionais do estado na quarta-feira (8), 581 retornaram e 35 não cumpriram o prazo de retorno. O período de saída, que é determinado por meio das Portarias Nº 026 e 027/2018, prevê pena de regressão de regime para os internos que não cumprirem a determinação.

A Saída Temporária é uma previsão da Lei de Execuções Penais, que estabelece os requisitos para concessão do benefício nos artigos 122 e 123. Antes da saída, os beneficiados são submetidos à reunião de advertência, esclarecimentos complementares e assinatura do termo de compromisso. Apenas os apenados do regime semiaberto são beneficiados com essas saídas.

O regime semiaberto destina-se para condenações entre quatro e oito anos, não sendo caso de reincidência. Nesse regime de cumprimento de pena, a lei garante ao recuperando o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, devendo retornar à unidade penitenciária à noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.