Na berlinda

Justiça de São Paulo recebe inquérito contra Gilberto Kassab

Inquérito contra ministro apura se Kassab recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas da Odebrecht entre 2008 e 2014; ele nega

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Gilberto Kassab é alvo de inquérito na Justiça
Gilberto Kassab é alvo de inquérito na Justiça (Gilberto Kassab)

SÃO PAULO - O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Justiça de São Paulo o inquérito que investiga o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab.

A decisão de Fux foi tomada na última quinta-feira (9) e tornada pública somente na última sexta-feira (10).

O inquérito foi aberto após as delações de executivos da Odebrecht e apura se Kassab recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas da empreiteira entre 2008 e 2014, o que ele sempre negou.

Conforme a Procuradoria Geral da República, os valores seriam "contrapartida a uma série de benefícios deferidos em favor da Odebrecht, quando era prefeito de São Paulo e ministro das Cidades do governo Dilma".

Decisão - Fux atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República, que apontou que o caso deveria sair do Supremo e ir para primeira instância porque os fatos ocorreram quando Kassab ainda não era ministro e, portanto, ele não tem foro privilegiado no caso.

O ministro destacou que o processo deveria ser enviado para a primeira instância para cumprir a decisão do Supremo tomada em maio, que fixou que os políticos só teriam foro privilegiado para crimes cometidos no cargo e em razão do mandato.

"In casu, o investigado teria praticado os fatos delituosos quando exercia o cargo de Prefeito da Cidade de São Paulo e de Ministro das Cidades. Conclui-se que os fatos não foram praticados no exercício do cargo exercido atualmente pelo investigado nem estão a ele relacionados, razão pela qual não incide a competência constitucional do Supremo Tribunal Federal para o processo e julgamento da presente causa", afirmou o ministro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.