Imunização

Dia D de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite será neste sábado (4)

Campanha em São Luís foi iniciada dia 23 de julho, 15 dias antes da mobilização nacional definida pelo MS, que começará somente na segunda-feira (6)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Criança recebe dose da vacina contra pólio em posto de saúde de SL
Criança recebe dose da vacina contra pólio em posto de saúde de SL (vacina)

SÃO LUÍS - O Dia D Municipal de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite será realizado neste sábado (4), em São Luís. A iniciativa de promover um dia de culminância municipal da campanha é mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, com o objetivo de proteger a população contra as doenças e atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 95% de 61.700 crianças pertencentes ao grupo prioritário, na capital. Um total de 63 postos estará aberto neste sábado para vacinação. Crianças de um ano até menores de cinco anos são o público-alvo.

A campanha em São Luís foi iniciada dia 23 de julho, 15 dias antes do início da mobilização nacional definida pelo Ministério da Saúde que começa somente na segunda-feira (6). A medida seguiu recomen­dação do MS. Com a iniciativa da antecipação, a Secretaria Municipal de Saúde já contabiliza resultados positivos ao atingir, nos 10 primeiros dias de vacinação, um percentual de cobertura perto de 13%. A expectativa é que um número representativo de pessoas compareça aos postos de vacinação neste sábado, levando os filhos para tomar as doses.

Para o Dia D Municipal de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, a Prefeitura de São Luís vai disponibilizar 63 postos de vacinação, em todos os distritos de saúde da capital. A ação acontece das 8h às 12h, para imunizar as crianças nas idades determinadas pela campanha e, também, pessoas com idades até 49 anos, que poderão se vacinar contra o sarampo.

Com o Dia D Municipal de Vacinação, a população da capital irá contar com dois dias de culminância da ação, uma vez que a Prefeitura também irá seguir o calendário nacional e promover no dia 18 o Dia D Nacional de Vacinação.

Outras estratégias também se­rão realizadas, visando à massificação da imunização aos grupos prioritários. Entre estas está a vacinação de crianças diretamente nas creches e escolas da rede municipal de ensino, a partir de segunda-feira (6), quando os alunos retornam às aulas para o segundo semestre letivo.

Imunização
O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

O vírus influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.