SOLIDARIEDADE

Grupo Mercúrio em campanha pela doação voluntária de sangue

Ações acontecem em parceria com o Hemomar até o dia 31; mais de mil bolsas de sangue devem ser doadas até o fim da campanha

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A III Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio, iniciada em junho, busca coletar o maior número de bolsas possíveis até o dia 31 deste mês. As atividades estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade, abertas à comunidade. Na manhã de ontem, a Polícia Militar (PM) aderiu à campanha com ações no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), localizada na BR-135, contando com a participação e doação de sangue voluntária dos aspirantes a oficiais da instituição.

Mais que um ato de solidariedade, a doação de sangue demonstra a capacidade de se preocupar e cuidar do próximo. Um compromisso diário assumido pelos cadetes da PM com a população, fortalecido já em sua primeira missão: salvar vidas. A ação de doação coletiva da Polícia Militar começou ontem e deverá se estender até amanhã, a partir de uma parceria firmada entre a instituição, o Grupo Mercúrio e o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), como explicou o coronel Baima.

“O grupo nos procurou, apresentando a campanha de doação voluntária para a Hemomar. Nós verificamos que é uma causa nobre e, como doação de sangue é um ato de amor ao próximo, nós vinculamos os nossos alunos nessa campanha, para que houvesse um engajamento para abrilhantar a campanha”, destacou.

A recepção dos cadetes foi a melhor possível. Durante as primeiras horas da atividade no Cefap, o movimento de militares e aspirantes foi intenso. Muitos doando pela primeira vez e alguns mais experientes, como o cadete Natan Azevedo, 28, que, oferecendo sua segunda doação de sangue, sentiu-se realizado.

“É uma sensação de realização. Estou começando a minha carreira na Polícia Militar e sempre tive esse sonho, essa missão de ajudar as pessoas, e a doação de sangue é uma maneira simples de ajudar muita gente e a gente nunca sabe quem precisa. Quem quer ser ajudado tem que ajudar também”, ressaltou o cadete.

Ações assim são fundamentais para a manutenção do Hemomar, que, ano após ano, tem presenciado a redução de seu estoque no banco de sangue. Para a enfermeira Nádia Lisboa, a campanha “é de grande relevância, em virtude do Hemomar estar sempre precisando de doadores, porque às vezes o estoque está bem baixo e o centro é responsável por repor a estrutura do Maranhão todo. Estamos bastante agradecidos pela colaboração de todos”, frisou.

Em campo
Responsável pela campanha, o Grupo Mercúrio está em campo com diversas ações internas junto às 10 empresas que representa, além de outras atividades de sensibilização junto a parceiros e entidades, para coletar o máximo de sangue até o fim da campanha, dia 31 deste mês. Para o coordenador das atividades e diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual (HSLZ), Plínio Valério, a intenção é sensibilizar a comunidade em geral para atingir o objetivo da causa.

“A doação é um pressuposto de cidadania para a pessoa física e de responsabilidade social para a pessoa jurídica. As empresas precisam ter a filosofia de que elas devem prestar serviço à comunidade, independentemente de outros objetivos. O Grupo Mercúrio tem essa filosofia, tem esta clareza, e nós estamos nos debruçando de forma bastante efetiva, bastante acentuada, para buscar um volume de bolsas, ao longo desse mês de agosto, que deve chegar às 1000 unidades”, explicou Valério.

O número de bolsas determinado inicialmente com o hemocentro é de 650 unidades, mas, devido à mobilização intensa de doadores, a coordenação da campanha acredita que esse número seja ultrapassado, como afirmado por Plínio Valério. Apenas no Cefap a meta a ser atingida é de 100 bolsas por manhã, mas o fluxo de doadores foi tanto que alguns foram encaminhados à sede do Hemomar.

Além da ação no CEFAP, outros momentos serão disponibilizados à campanha.

8 a 10/08 – HSLZ, Cidade Operária;

15/08 – Centro Ambulatorial e de Diagnóstico Holandeses;

16 e 17/08 – Maternidade Natus Lumine, Olho d’Água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.