Violência

Agências bancárias e dos Correios na mira de criminosos no Maranhão

Nove instituições foram atacadas em menos de 30 dias por quadrilheiros; o último banco foi o Bradesco em Buriticupu, e ontem os Correios em Humberto Campos; polícia está à caça dos quadrilheiros

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Agência do Bradesco que foi explodida na quarta-feira na cidade de Buriticupu
Agência do Bradesco que foi explodida na quarta-feira na cidade de Buriticupu (Explosão)

SÃO LUÍS - As agências bancárias e dos Correios no interior do Maranhão estão sempre na mira de criminoso fortemente armado. Nove dessas instituições foram assaltadas em menos de um mês, a maioria com violência. A polícia até a tarde de ontem não havia localizado a quadrilha, composta por mais de 20 criminosos, que explodiu a agência do Bradesco e estabeleceu um clima de terror na cidade de Buriticupu, na noite de quarta-feira, 1º.

Os criminosos, além de explodirem a agência bancária, trocaram tiros com policiais, fizeram disparos em via pública e ainda fizeram vários moradores como refém, alguns deles foram utilizadas como cordão humano na frente do banco para impedir a aproximação dos policiais.

O clima de pânico se estendeu até a manhã de ontem na cidade. Cápsulas de balas, inclusive de escopetas e fuzis estavam espalhadas pelas ruas de Buriticupu. Ainda era possível encontrar marcas de tiros nas paredes dos estabelecimento comercial e até mesmo em órgãos públicos. O prédio do Bradesco estava destruído.

Destruição

Os destroços cobriam o piso da agência, o telhado veio abaixo e os caixas eletrônicos ficaram danificados. As marcas de destruição eram observadas também havia na calçada onde estavam vários estilhaços de vidro. Muitas lojas do centro ficaram as portas fechadas durante a quinta-feira, 2.

O delegado Ederson Martins, da regional de Santa Inês, informou que os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) estiveram ontem na agência para a perícia e análise das imagens do circuito de câmera e das cápsulas encontradas no local.

Ederson Martins declarou, também, que foram encontrados na região três veículos utilizados pelos criminosos, que foram levados para a delegacia de Buriticupu. Um dos carros tem placas da cidade de Crato, no estado do Ceará. “As buscas continuam, mas até ontem os policiais não haviam identificados os criminosos, que depois de abandonarem os reféns, fugiram em direção a Açailândia”.

Ação criminosa

De acordo com as informações da polícia, a ação criminosa durou cerca de 45 minutos. O bando chegou à cidade em quatro veículos por volta das 9 h da noite de quarta-feira, 1º, e se deslocou diretamente para o Bradesco. Vários estabelecimentos comerciais ainda estavam abertos e com a presença de clientes.

Alguns moradores foram feitos reféns e colocados na frente da agência bancária, formando um cordão humano para evitar que os policiais se aproximassem. Os bandidos entraram no banco e realizaram duas explosões, que destruíram a agência. Para aumentar o clima de terror na cidade, os criminosos dispararam vários tiros em via pública.

No momento da fuga, os bandidos levaram os reféns, que foram liberados na saída da cidade, onde os criminosos espalharam grampos de ferro, com o objetivo de impedir a perseguição das viaturas da polícia. Assaltantes e policiais voltaram a trocar tiros na zona rural, mas o bando conseguiu fugir em direção ao município de Açailândia.

No fim da tarde de ontem, quatro bandidos assaltaram a agência dos Correios em Humberto de Campos, mas foram interceptados pela polícia. Dois deles foram presos e dois até o fim da tarde estavam cercados em uma área de matagal.

Outras ações

Os moradores da cidade de Santa Helena, na segunda-feira, 30, passaram também por momentos de pânico criados pelos integrantes de uma facção criminosa, Daniel da Silva Rodrigues, de 22 anos, e Ícalo Rafael Freitas Cardoso, de 18 anos. Segundo a polícia, a dupla assaltou a agência dos Correios e ainda fez mais de 20 pessoas reféns na tentativa de escapar do cerco policial, mas acabaram presos. Com eles, a polícia apreendeu R$ 15 mil e três armas de fogo, uma delas pertencente à Polícia Militar do Maranhão.

No dia 15 do mês passado, os bandidos invadiram o Banco do Brasil de Mirador, arrombaram o cofre e ainda roubaram as armas dos vigilantes. Segundo a polícia, na agência não havia muito dinheiro.

“As buscas continuam, mas até ontem os policiais não haviam identificados os criminosos, que depois de abandonarem os reféns, fugiram em direção a Açailândia”.Ederson Martins, delegado regional de Santa Inês

Criminalidade em alta

As agências dos Correios e do Banco do Brasil, na cidade de Santa Rita, também foram atacadas por bandidos nos dias 9 e 10 de julho. Três criminosos arrombaram os Correios, mas não conseguiram levar dinheiro ou objeto de valor. Um dos assaltantes, Samuel Marcos Amorim Costa, de 36 anos, foi preso em flagrante e apresentado na delegacia local.

Em relação ao BB, os bandidos entraram na agência, mas também não conseguiram levar nada. Eles fizeram um buraco no muro, entraram, cortaram a energia elétrica e danificaram o sistema de câmeras, mas não conseguiram ter acesso ao cofre central, já que o alarme disparou e eles fugiram, com receio da chegada da polícia.

Antes, no dia 7, os criminosos tentaram arrombar a porta do Bradesco da cidade de Água Doce do Maranhão, mas não conseguiram e fugiram em duas motocicletas. No dia 3, dois criminosos foram mortos pela polícia após um assalto agência dos Correios, na cidade de Governador Nunes Freire. Ainda nesse dia, a polícia registou um assalto aos Correios no município de Bequimão. Os criminosos fugiram em uma motocicleta Fan preta, de placa não identificada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.