Imunização

Mais de 11 mil crianças já foram imunizadas contra pólio e sarampo

Números são da capital maranhense; Semus diz que dispõe de doses suficientes para atender ao público-alvo até o último dia da campanha

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Criança recebe dose da vacina contra sarampo em posto de saúde de São Luís, durante a campanha
Criança recebe dose da vacina contra sarampo em posto de saúde de São Luís, durante a campanha (vacina)

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), até a última sexta-feira (27) 11.413 crianças tinham sido vacinadas contra o sarampo e a poliomielite, em São Luís. O total é referente a um balanço parcial de todas as 63 unidades de saúde da rede municipal que disponibilizam a vacina. Na capital, a campanha de vacinação começou no dia 23 do mês passado, 15 dias antes da mobilização nacional.

Ainda segundo informações da Semus, a capital maranhense dispõe de doses suficientes para atender ao público-alvo: crianças de 1 ano até menores de 5 anos até o último dia da campanha nacional. A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital é de 95% de 61,7 mil crianças.

Há mais de 20 anos não há registro de sarampo e poliomielite em São Luís. Porém, a orientação dos órgãos de saúde é que os pais e responsáveis não descuidem quanto a saúde dos pequenos, sendo a melhor forma de prevenção manter a caderneta de vacinação em dias.

No próximo dia 6, quando a ação nacional coordenada pelo Ministério da Saúde será iniciada, a Semus informa que não haverá mudanças no calendário e que seguirá oferecendo a vacinação, conforme divulgado anteriormente, até o dia 31 deste mês, quando encerra-se também a campanha em todo o país.

SAIBA MAIS

- Postos e demais unidades de saúde municipais continuam funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
- Na capital, a campanha terá culminância em dois sábados. Dia 4 de agosto será o Dia D Municipal de Vacinação contra as doenças e o dia 18 de agosto, Dia de Mobilização Nacional.

Poliomielite
Conhecida popularmente como '‘paralisa infantil’', a poliomielite causa paralisia, que começa de forma repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90. A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral, por meio de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.
Sarampo
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, segundo alerta o Ministério da Saúde, e pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas. As mortes relacionadas com a doença ocorrem, muitas vezes, por causa de complicações no quadro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.