Eleições 2018

Flávio Dino é alvo de ação eleitoral por abuso de poder

MDB ingressou com ação após comunista utilizar aeronave para participar de um culto religioso

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Flávio Dino desembarcou do helicóptero do CTA em Lago da Pedra
Flávio Dino desembarcou do helicóptero do CTA em Lago da Pedra (Flávio Dino)

O governador Flávio Dino, pré-candidato do PCdoB à reeleição, é alvo de uma ação eleitoral interposta pelo MDB por abuso de poder político e econômico, após o uso de um helicóptero da força policial do Estado para cumprir dois compromissos políticos, fora da agenda oficial de gabinete, nos municípios de Lago da Pedra e Paraibano.
A ação foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão e também tem como alvo a deputada federal Eliziane Gama (PPS), pré-candidata ao Senado, e que acompanhou o comunista nas agendas.
Na representação, o partido político enfatizou que Dino utilizou a aeronave do Comando Tático Aéreo (CTA), da Secretaria de Segurança Pública, nos dias 20 e 21 de julho, na condição de pré-candidato a governador. Os atos políticos de Dino, segundo a sigla, foram amplamente divulgados por aliados nas redes sociais.
O primeiro compromisso de Dino foi no município de Lago da Pedra. Ele desembarcou do helicóptero para participar do 36º Congresso Estadual de Missionários e Dirigentes de Círculo de Oração da Igreja Assembleia de Deus.
“Teve cunho meramente político, haja vista o atual governador participado do evento como candidato à reeleição e a deputada federal [Eliziane Gama] como candidata ao Senado. A solenidade não estava na agenda oficial. Claro e evidente o abuso de poder político e econômico”, destaca trecho da ação.
Na cidade de Paraibano, segundo o MDB, a conduta do governador “foi pior”. A sigla descreveu na ação que além do abuso de poder político, com o uso da aeronave em benefício de sua pré-candidatura, os pré-candidatos [Dino e Eliziane] produziram em vídeo um “jingle eleitoral”.
Cinco vídeos foram anexados na ação com a comprovação do uso da aeronave e produção do jingle após as agendas.
“Caracterizando, portanto, o desvirtuamento do mandato com uma conduta clara de abuso de poder e que deve ser investigada pelo Ministério Público Eleitoral. Em verdade, a utilização da aeronave para participação de eventos políticos pelos representados é uma verdadeira compra de votos disfarçada de programa social. Sobretudo, ao verificarmos a presença de outros aliados políticos e candidatos a cargo eletivo neste ano”, completa a ação.
O MDB sustentou na representação eleitoral que Flávio Dino incorreu na prática das condutas vedadas e tipificadas na Lei nº 9.504/07.
O partido político pediu o recebimento e processamento da representação eleitoral; a notificação de Flávio Dino e de Eliziane Gama para a apresentação de defesa; a intimação dos representados para que se abstenham de utilizar aeronave até o dia das eleições e a fixação de multa.

Recomendação foi expedida

O MDB também reforçou na ação a recomendação expedida pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Maranhão a igrejas e entidades religiosas sobre a não promoção ou participação de atividades que possam ser entendidas como propaganda eleitoral ou emprego de recursos dos templos religiosos em prol de determinadas candidaturas, especialmente nos locais de cultos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.