Espetáculo

Música italiana em concerto beneficente no Arthur Azevedo

Associação Cultural Ítalo-Brasileira promove hoje, às 20h30, o concerto “Violino Italiano”, no Teatro Arthur Azevedo, com o violinista Matteo Cossu e participação do Coral Madrigal Santa Cecília

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Matteo Cossu se apresenta hoje em São Luís
Matteo Cossu se apresenta hoje em São Luís (Matteo Cossu)

SÃO LUÍS- Acostumado a se apresentar em palcos da Europa e de outros continentes, o violinista italiano Matteo Cossu está em São Luís e hoje, às 20h30, faz uma apresentação especial no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro), no concerto “Violino Italiano”, que contará com a participação do Coral Madrigal Santa Cecília. O evento acontece em benefício das Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi e é produzido pela Associação Cultural Ítalo-Brasileira, sob a coordenação de Mario Cella. A troca de ingressos será feira na bilheteria do teatro, por um quilo de alimento não perecível ou uma quantia em dinheiro para doação. Todos os alimentos e o valor arrecadado serão para benefício das Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi.

Matteo Cossu e o Coral Madrigal Santa Cecília presentearão o público com obras de compositores italianos como Antonio Vivaldi, Giuseppe Verdi, Vittorio Monti, Niccolò Paganini e Antonio Bazzini. A abertura contará com a presença do presidente da Associação Ítalo-Brasileira no Maranhão, Francesco Cerrato. Em seguida, haverá apresentação de um vídeo institucional sobre Frei Antonio Sinibaldi e suas obras sociais. Depois, terá início o concerto, com Matteo Cossu em apresentações solo e acompanhando o Madrigal Santa Cecília.

Segundo Mario Cella, as Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi funciona na Ilhinha e atende a 250 crianças, que recebem reforço escolar e assistência psicológica e odontológica, desde a década de 1980, com a ajuda de voluntários. “Soubemos da vinda do Matteo Cossu para o Maranhão, pois ele veio para um passeio à região dos Lençois Maranhenses, e aproveitamos para convidá-lo para esse concerto beneficente, quando presentearemos o público maranhense com uma apresentação de alto nível”, destacou.

Peças
A primeira peça a ser apresentada será “La Vergine degli Angeli”, da ópera “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi, seguida de “Le Quatro stagioni” (Antonio Vivaldi), “Coro degli zingari”, da ópera “II Trovatore” (Giuseppe Verdi), “Gloria” (Antonio Vivaldi), “Coro di Crociati e Pellegrini” (Giuseppe Verdi), “La Ciarda” (Vittorio Monti), “Cantabile” (Niccolò Paganini), “La Ridda dei Folletti” (Antonio Bazzini), “Campanella” (Niccolò Paganini) e “Va, pensioero”, da ópera “Nabucco”, de Giuseppe Verdi.

Matteo Cossu tem 33 anos e estudou violino desde os seis anos e diplomou-se no Conservatório Morlacchi, na cidade de Perugia, sob a direção de Georg Monch. Estudou na Accademia Nazionale di Santa Cecilia, conseguindo o diploma de alto aperfeiçoamento em violino, com Sonig Tchakerian. Aperfeiçoou-se obtendo o Master em música de câmera. Estudou no Mozarteum de Salisburgo (Alemanha). Apresentou-se como solista ou em duo com piano forte, em Viena, Sidney, Hong Kong, Valência e Cidade do México e em várias cidades da Itália, além de publicar o livro “Prokof’ev encvontra Einstein” e vários artigos.

O Madrigal Santa Cecília, sob a regência do italiano Giovanni Palella desde 2001, já participou do VI Festival Internaiconal de Canto Coral em Roma, em 2010, onde também foi convidado a cantar numa missa celebrada no altar da Cátedra de São Pedro no Vaticano. O maestro Giovanni, ao longo de mais de 50 anos, foi maestro e regente de vários outros corais de São Luís e também diretor da Escola de Música do Maranhão. Dedicou-se a elaborar vários arranjos musicais para coro.

Serviço

O quê

Concerto “violino Italiano”

Quando

Hoje, às 20h30

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Entrada mediante ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível ou uma quantia em dinheiro para doação

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.